museu aristides de sousa mendes casa do passal foto cm carregal do sal
turismo de portugaç escola de turismo lamego
Elevador_Acessibilidade_Pacos_Concelho_jan2026
casa-habitacao-chave-na-mao - 1024x1024
aluguer aluga-se casas
Casas Bairro Municipal Viseu 3

Nasceu, em Cinfães, a Quinta da Maria, um projeto turístico com alma…

12.12.25

No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…

21.08.25

Reza a lenda que foi um árabe, há mais de mil anos,…

14.08.25
jose-damiao-tarouca-232
ps campanha
camapnha10
March-711-4
6
novo comboio turístico viseu
Home » Notícias » Diário » Guarda considera eixo ferroviário que passa em Viseu “absolutamente necessário”

Guarda considera eixo ferroviário que passa em Viseu “absolutamente necessário”

Campanha Vamos Lixar o Lixo da APA com monumento feito de resíduos, alerta para cerca de 3 milhões de toneladas de lixo em aterros e apelo a separar o lixo antes que o futuro se lixe.
pub
 Adruzilo Lopes vence Rali de Mortágua
15.01.24
fotografia: Jornal do Centro
partilhar
 Adruzilo Lopes vence Rali de Mortágua
15.01.24
Fotografia: Jornal do Centro
Campanha Vamos Lixar o Lixo da APA com monumento feito de resíduos, alerta para cerca de 3 milhões de toneladas de lixo em aterros e apelo a separar o lixo antes que o futuro se lixe.
pub
 Guarda considera eixo ferroviário que passa em Viseu “absolutamente necessário”

A Câmara da Guarda defende a construção do corredor atlântico ferroviário entre Porto e Salamanca, com passagem por Viseu e Guarda, realçando ser “absolutamente necessário” para o Porto Seco da cidade mais alta do país, que está em fase de instalação.

“Este eixo de ligação do Porto, Aveiro, Viseu, Guarda, Vilar Formoso, Salamanca, Madrid é absolutamente necessário para o sucesso do Porto Seco”, salientou à agência Lusa o presidente da Câmara Municipal da Guarda, Sérgio Costa.

O autarca participou recentemente em Salamanca (Espanha) num encontro entre autarcas, dirigentes associativos e portuários na defesa da construção da nova ligação ferroviária. Na mesma reunião também participou o presidente da Câmara de Viseu, Fernando Ruas, que Fernando Ruas faz-se ouvir em Salamanca para o regresso do comboio a Viseu.

“Estes encontros são cada vez mais importantes para defender todo este corredor ferroviário fundamental para o desenvolvimento estratégico da nossa região, quer do ponto de vista logístico, quer do ponto de vista da mobilidade das nossas populações e particularmente por estar em processo de construção o porto seco da Guarda”, salientou Sérgio Costa.

O autarca evidencia a necessidade “das sinergias necessárias entre os municípios” em torno de investimentos como o porto seco, a futura linha de alta velocidade e a conclusão da Linha da Beira Alta, que “é absolutamente necessário terminarem no mais curto espaço de tempo”.

Do distrito da Guarda também participou no encontro o presidente da Câmara Municipal de Almeida, António Machado.

O “Encuentro para el impulso del transporte ferroviário del Corredor Atlántico – en su tramo ibérico – y su conexión com Madrid”, realizado a semana passada, foi promovido pelo Ayuntamiento de Salamanca.

Na declaração final foi destacada a importância do troço ibérico do Corredor Atlântico, que une os portos portugueses com Espanha e a Europa, através do eixo Porto-Aveiro-Salamanca, e ligação a Madrid.

No encontro, que reuniu entidades públicas e privadas de Portugal e Espanha, os governos dos dois países foram exortados a impulsionar a ligação ferroviária do corredor atlântico a Madrid.

Numa declaração conjunta, pede-se aos governos português e espanhol que impulsionem a via de conexão do Corredor Atlântico no troço ibérico (Porto-Aveiro-Salamanca) e a sua ligação a Madrid.

Na declaração final é também feita referência à necessidade de “garantir a implementação de comboios de alta velocidade”.

Além de autarcas, participaram Eduardo Feio, presidente dos Portos de Aveiro e Figueira da Foz, e Joaquim Gonçalves, representante do Conselho de Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo.

Ao nível empresarial estiveram presentes o presidente da Associação Industrial de Aveiro (AIDA), Fernando Castro, e o vice-presidente do conselho de administração da Associação Empresarial de Portugal (AEP), Paulo Vaz.

pub
 Adruzilo Lopes vence Rali de Mortágua

Outras notícias

pub
  • Habifactus - Viseu cresce e nós crescemos consigo. A sua imobiliária de confiança há 23 anos.
  • Janelas 4Life. Qualidade, inovação e sustentabilidade
  • Mercedes CLA 180d Coupé na Ncar da Litocar
  • Regional Economics - A economia de Região de Viseu
  • ReMax Dinâmica, a agencia numero 1 no Distrito de Viseu
  • Clube Auchan. Registe-se e comece a poupar
 Adruzilo Lopes vence Rali de Mortágua

Notícias relacionadas

Procurar