Aqui está ela! Nala, a verdadeira guerreira da sua história! Esta cadela…
A surpresa marcou a manhã no passado sábado nas lojas Auchan, e…
Hoje celebra-se o Dia Mundial da Visão, uma iniciativa anual levada a…
por
Pedro Baila Antunes
por
José Junqueiro
por
Alfredo Simões
O distrito de Viseu conta com duas novas Aldeias de Portugal. As localidades de Pendilhe, em Vila Nova de Paiva e de Fataunços, em Vouzela juntam-se às 19 aldeias do distrito de Viseu com selo “Aldeia de Portugal”. Estes lugares que se estreiam na lista candidataram-se juntamente com mais três lugares: Covelo, Valadares e Várzea de Calde, podendo, caso sejam aprovadas estas três candidaturas, Viseu passar a ter 24 Aldeias de Portugal.
A aldeia de Pendilhe, no concelho de Vila Nova de Paiva foi uma das mais recentes confirmações como Aldeia de Portugal. De acordo com o município paivense, Pendilhe teve como fatores de diferenciação para ver a candidatura aprovada, a História, a Arte e a Espiritualidade.
Também Fataunços, no concelho de Vouzela é agora Aldeia de Portugal. Como diferenciação usou os fatores “Festas” e “Sabores”. A presente classificação é válida por 4 anos e significa que a aldeia cumpre, na sua maioria, os requisitos estipulados no regulamento geral definido pelo Caderno de Normas das Aldeias de Portugal, que podem ser “interesse natural/ cultural”, “habitantes e vivência social”, “ofertas turísticas”, “características do edificado e seu estado de conservação”, entre outros.
O distrito de Viseu passa agora a ter 21 “Aldeias de Portugal”, espalhadas por 17 concelhos. Pendilhe (Vila Nova de Paiva) e de Fataunços (Vouzela) juntaram-se a Barcos (Tabuaço), Boassas (Cinfães), Caldas da Felgueira (Nelas), Campo Benfeito (Castro Daire), Castelo (Sátão), Couto do Mosteiro (Santa Comba Dão), Covas do Monte (S. P. Sul), Esmolfe (Penalva do Castelo), Granja do Tedo (Tabuaço), Jueus (Tondela), Lapa (Sernancelhe), Marmeleira ( Mortágua), Mezio (Castro Daire), Oliveira do Conde (Carregal do Sal), Pena (S. P. Sul), Quintela de Azurara (Mangualde), São Xisto (S. J. Pesqueira), Souto (Penedono) e Vale de Papas (Cinfães).
A marca “Aldeias de Portugal” é uma rede nacional de aldeias turísticas situadas em espaço rural com relevante atividade no sector primário, que mantêm uma vida quotidiana pautada pela presença de pessoas e atividades económicas permanentes na aldeia e área envolvente.