No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…
Reza a lenda que foi um árabe, há mais de mil anos,…
Seguimos caminho por Guimarães, berço de Portugal e guardiã de memórias antigas….
O Balneário Termal das Caldas da Felgueira, em Nelas, recebe até 31 de agosto a exposição comemorativa dos 140 anos da Companhia das Águas Medicinais da Felgueira.
A mostra tem como mote “Traços do Passado na Construção de uma Aldeia de Portugal” e foi desenvolvida pelos serviços municipais da Biblioteca, Arquivo e Património e Cultura da autarquia local.
Segundo uma nota da Câmara de Nelas, a exposição foi “o resultado de um trabalho multidisciplinar, dinâmico e social” que, “além de respeitar o correto tratamento histórico dos dados”, também envolveu a comunidade local “no processo de recolha de informações orais e espólio fotográfico”.
A iniciativa serve para “preservar, respeitar e divulgar o passado singular desta estância termal, que muito contribuiu para o desenvolvimento e afirmação da aldeia das Caldas da Felgueira”, que foi recentemente classificada como uma das “Aldeias de Portugal”.
A intenção da organização passa depois por tornar a exposição itinerante pelo concelho de Nelas, “mantendo-se aberta para integrar outros conteúdos que possam resultar” de novas informações dadas pela população, ajudando no enriquecimento do espólio histórico do município.
A exposição é organizada pela Câmara Municipal, com o apoio das Juntas de Freguesia de Canas de Senhorim e de Nelas, das Termas das Caldas da Felgueira e da Associação Recreativa e Cultural das Caldas da Felgueira.