No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…
Reza a lenda que foi um árabe, há mais de mil anos,…
Seguimos caminho por Guimarães, berço de Portugal e guardiã de memórias antigas….
A Câmara de Mangualde, em parceira com a União das Mulheres Alternativa e Resposta (UMAR), vai assinalar o Dia Internacional pela Eliminação da Violência Contra as Mulheres no próximo dia 25 de novembro, com uma homenagem às mulheres assassinadas por violência doméstica este ano, no âmbito da iniciativa “Uma árvore erguida por cada mulher abatida”.
Em comunicado, a autarquia mangualdense convida a população a deslocar-se até ao Largo Dr. Couto, pelas 11h00, para marcar “uma realidade que todos os dias deve ser lembrada, alertando e sensibilizando toda comunidade para o flagelo da violência doméstica e para a defesa dos Direitos Humanos das mulheres e raparigas como sendo universais e intransmissíveis”, pode ler-se na nota.
Além da homenagem, o dia também vai ser assinalado a 26 de novembro com a peça de teatro “Sem medo Maria”, que terá lugar no Auditório da Biblioteca Municipal de Mangualde, pelas 15h45.
O espetáculo, dinamizado Grupo de Teatro – Molhe de Grelos, vai mostrar que “os estereótipos do agressor com baixa escolaridade, alcoólico e com profissões indiferenciadas surge como um imperativo cívico, já que a violência doméstica é transversal a toda a sociedade portuguesa”.
O acesso à peça é gratuito, mas é necessário inscrição através do email: sofia.vaz@cmmangualde.pt ou margarida.chaves@cmmangualde.pt ou do contacto: 232 619 880.