No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…
Reza a lenda que foi um árabe, há mais de mil anos,…
Seguimos caminho por Guimarães, berço de Portugal e guardiã de memórias antigas….
Dois talhões das hortas comunitárias da Quinta da Cruz foram entregues pelo município de Viseu à NICHO – Associação Cultural, que nesses terrenos de cultivo vai desenvolver o “Hortas de Deméter”, um projeto artístico para a inclusão social.
Esta iniciativa vai ser desenvolvida ao abrigo do Programa PARTIS & Art for Change, financiado pela Fundação Calouste Gulbenkian e pela Fundação La Caixa, contando ainda com o apoio da autarquia viseense, através da Quinta da Cruz – Centro de Arte Contemporânea.
“O gosto pela horticultura e a natureza mistura-se agora com as vertentes das artes visuais e performativas, resultado de um conjunto de vontades de âmbito social, ambiental e artístico. Este projeto vai juntar-se a outros e potenciar um dos eixos estratégicos da Quinta da Cruz – Centro de Arte Contemporânea na sensibilização e consciencialização para a sustentabilidade e preservação do património natural, através das práticas artísticas”, sublinha a Câmara Municipal numa nota partilhada nas redes sociais.
Já foram atribuídos 24 talhões nas hortas comunitárias da Quinta da Cruz, sendo que 19 estão a ser cultivados por famílias viseenses para autoconsumo.