PSP
AUTARQUICAS 26
Alves-Martins
herdade santiago
quartos apartamentos imobiliário viseu foto jc
arrendar casa

No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…

21.08.25

Reza a lenda que foi um árabe, há mais de mil anos,…

14.08.25

Seguimos caminho por Guimarães, berço de Portugal e guardiã de memórias antigas….

07.08.25
tribunal_justica_2
Bruno Rocha 2025 Cinfães
jose laires
miss teen
praia da carriça
herdade santiago
Home » Notícias » Diário » Atenção às temperaturas elevadas. Hospital de Viseu deixa conselhos

Atenção às temperaturas elevadas. Hospital de Viseu deixa conselhos

Distrito de Viseu está sob aviso amarelo do Instituto Português do Mar e da Atmosfera por causa do forte calor

pub
 Atenção às temperaturas elevadas. Hospital de Viseu deixa conselhos - Jornal do Centro
16.06.25
fotografia: Jornal do Centro
partilhar
 Atenção às temperaturas elevadas. Hospital de Viseu deixa conselhos - Jornal do Centro
16.06.25
Fotografia: Jornal do Centro
pub
 Atenção às temperaturas elevadas. Hospital de Viseu deixa conselhos - Jornal do Centro

A Unidade Local de Saúde Viseu Dão Lafões (ULSVDL) deixou conselhos à população para se proteger das elevadas temperaturas. O distrito de Viseu está neste momento sob aviso amarelo do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) por causa do forte calor.

O alerta vai prolongar-se, pelo menos, até às 18h00 desta quarta-feira (18 de junho). Em comunicado, a unidade de saúde pública da ULSVDL lembra que a exposição ao calor intenso “pode ter efeitos negativos na saúde, que podem ser evitados”.

“Algumas pessoas são mais vulneráveis aos efeitos do calor intenso e exigem uma atenção especial e medidas específicas para estarem protegidas, nomeadamente crianças nos primeiros anos de vida, pessoas com 65 ou mais anos, portadores de doenças crónicas, pessoas que desenvolvem atividade no exterior, expostos ao sol e/ou ao calor, praticantes de atividade física e pessoas isoladas e em carência económica e social”, acrescentam os médicos.

Para se proteger do calor, a população da região de Viseu deve evitar a exposição solar entre as 11h00 e as 16h00, beber água e sumos naturais de fruta (sobretudo nos idosos e nas crianças), fazer refeições ligeiras à base de saladas e usar protetor solar com fator de proteção superior a 30, mas não só.

A ULSVDL também recomenda o uso de vestuário adequado, nomeadamente “peças de roupa leves, de preferência de algodão, e de cor clara, uma vez que estas refletem o calor e a luz solar e ajudam o corpo a manter as temperaturas normais”.

A instituição de saúde sugere ainda o uso, no exterior, de chapéus de abas largas e óculos de sol, bem como evitar esforços físicos intensos “em especial nos dias e horas de maior calor” e permanecer em locais frescos “à sombra ou climatizados”.

Durante o dia, deve-se fechar janelas e persianas. Já à noite, as pessoas devem abri-las para aproveitar o ar fresco e arrefecer os edifícios.

A Saúde Pública recomenda ainda conservar os medicamentos “a uma temperatura e humidade apropriadas” e em locais frescos e secos, assim como conservar alimentos a “temperaturas seguras”, visitar ou contactar com frequência idosos e outras pessoas vulneráveis a viver sozinhas e utilizar água da rede pública ou engarrafada.

Em caso de dúvidas ou problemas de saúde, as pessoas devem contactar a linha SNS 24 (808 24 24 24).

Esta semana, segundo as previsões do IPMA, as temperaturas no distrito de Viseu deverão atingir no máximo os 40 graus. O calor intenso é justificado pela presença de massas de ar tropicais provenientes do sul da Península Ibérica ou do norte de África.

pub
 Atenção às temperaturas elevadas. Hospital de Viseu deixa conselhos - Jornal do Centro

Outras notícias

pub
 Atenção às temperaturas elevadas. Hospital de Viseu deixa conselhos - Jornal do Centro

Notícias relacionadas

Procurar