No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…
Reza a lenda que foi um árabe, há mais de mil anos,…
Seguimos caminho por Guimarães, berço de Portugal e guardiã de memórias antigas….
A Igreja de S. Pedro de Tarouca reabriu as suas portas após ter sido alvo de obras de requalificação e valorização. A reabertura deu-se no passado domingo (2 de maio).
Na eucaristia que serviu de cerimónia de inauguração, o presidente da Câmara de Tarouca, Valdemar Pereira, mostrou-se satisfeito pela intervenção levada a cabo, que viu como “fundamental para a preservação daquele que é um espaço de culto identitário de Tarouca”.
O autarca revelou ainda que se encontra em estudo o desenvolvimento de uma parceria com a Direção Regional de Cultura do Norte para a inclusão da Igreja de S. Pedro de Tarouca na rota de monumentos do Vale da Varosa, “que com certeza trará mais visitantes não só a este espaço como também ao centro da cidade de Tarouca”.
Segundo explica em comunicado a Câmara de Tarouca, as obras na Igreja de S. Pedro de Tarouca visaram “a conservação e salvaguarda do património histórico, mais concretamente a conservação e restauro de elementos arquitetónicos e talha no interior daquele que é um monumento classificado como Imóvel de Interesse Público, construção do Sec. XII, onde se conjugam vários estilos arquitetónicos desde o românico, passando pelo gótico, manuelino e barroco”.
O investimento foi de cerca de 144 mil euros, tendo a obra sido apoiada pelos fundos do Norte 2020 e do PROVERE – Programa de Valorização Económica dos Recursos Endógenos.