No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…
Reza a lenda que foi um árabe, há mais de mil anos,…
Seguimos caminho por Guimarães, berço de Portugal e guardiã de memórias antigas….
A religião já reagiu à morte do presidente da Câmara de Viseu, Almeida Henriques.
O autarca morreu na manhã do Domingo da Páscoa (4 de abril), no Hospital de Viseu, onde estava internado com Covid-19 há cerca de um mês. Tinha 59 anos e deixou para trás uma longa carreira política com direito também a passagens pelos mundos empresarial, associativo e cultural.
Depois de vários quadrantes da sociedade nacional e regional terem reagido, a Igreja Católica também já expressou o seu lamento pelo falecimento de Almeida Henriques.
O bispo de Viseu, D. António Luciano, manifestou nas redes sociais o seu “profundo pesar” pela morte do autarca que, afirmou o prelado da Diocese, “serviu, com profundo zelo, os viseenses, na sua missão enquanto Presidente da Câmara Municipal, e homem que amou a sua cidade”.
“Unimo-nos à dor da sua esposa, filhos, família e da Autarquia de Viseu, neste dia de Páscoa, em que veem partir para a Casa do Pai um familiar, um amigo e um servidor dos irmãos. Sentimos que o concelho de Viseu e os seus habitantes guardarão para sempre a memória de um Presidente próximo, amigo, afável e trabalhador”, escreveu o bispo.
D. António Luciano irá celebrar, às 18h30 desta segunda-feira (dia 5) na Sé de Viseu, uma missa em homenagem a Almeida Henriques já depois da cerimónia fúnebre.
Também o Departamento dos Bens Culturais da Diocese de Viseu expressou o “profundo pesar” pelo falecimento de Almeida Henriques, desejando à família, aos amigos e à Câmara Municipal “que encontrem força na fé e na memória da vida e caminhada do Dr. Almeida Henriques”.
Do lado evangélico, a Assembleia de Deus de Viseu lembrou a “atitude de disponibilidade” de Almeida Henriques e elogiou a “postura de cooperação que sempre imprimiu na sua conduta”.
Para esta segunda-feira, estão marcadas as cerimónias fúnebres de Almeida Henriques, que contarão com a presença do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa. O corpo do autarca de Viseu vai sair do Hospital de São Teotónio às 16h00. O cortejo começa na Rua Prof. Egas Moniz (junto ao Hospital), e percorrerá algumas das ruas principais da cidade, passando, por exemplo, na Avenida Alexandre Herculano e na rotunda de Santa Cristina.
O corpo seguirá depois pelo centro histórico da cidade, com passagens na Praça Dom Duarte, na Rua do Adro, Largo Pintor Gata, Largo Major Teles, rotunda D. João I e Avenida 25 de Abril. O trajeto inclui em seguida a passagem pelo Rossio, continuando pela Avenida António José de Almeida e pela Avenida da Europa e terminando no cemitério de Abraveses, onde Almeida Henriques será sepultado. A Câmara de Viseu decretou três dias de luto municipal.