No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…
Reza a lenda que foi um árabe, há mais de mil anos,…
Seguimos caminho por Guimarães, berço de Portugal e guardiã de memórias antigas….
Um incêndio numa barraca onde vivia uma família causou, esta manhã de segunda-feira (24 de janeiro), cinco desalojados em Repeses, no concelho de Viseu.
Entre os desalojados, estão três menores de 8, 13 e 14 anos. Os pais têm 30 e 31 anos.
Segundo as informações das autoridades, o alerta para o fogo foi dado às 9h42. Vinte minutos depois, as chamas já estavam extintas.
O adjunto dos Sapadores de Viseu, Rui Poceiro, garantiu em declarações ao Jornal do Centro que os bombeiros conseguiram evitar que o fogo alastrasse a outras habitações.
“Na chegada do primeiro meio ao local, confirmou-se o incêndio na habitação, que já estava totalmente tomada pelas chamas, e foram iniciadas as manobras de combate para extinguir o incêndio e evitar que o mesmo propagasse a outras habitações nas imediações”, explicou.
As causas são, para já, desconhecidas, tendo as autoridades feito o levantamento e a investigação do que poderá ter causado.
Segundo Rui Poceiro, a casa tinha uma “pequena salamandra rudimentar que serviria de aquecimento à habitação e, também ocasionalmente, de fogão para a confeção de alimentos e que estaria acesa e alimentada por lenha naquele momento”. “Mas não podemos confirmar que isso tenha originado o incêndio”, acrescentou.
O adjunto dos Sapadores disse ainda que as cinco pessoas que viviam naquela habitação “perderam tudo o que tinham e encontram-se agora desalojados”. Perante esta situação, a Câmara Municipal foi contactada.
“Entrámos em contacto com a Ação Social do Município para encaminhar a situação e, certamente, estarão já a desenvolver urgências para acompanhar a família e perceber quais as necessidades neste momento”, assegurou Rui Poceiro.
No combate às chamas, estiveram envolvidos 10 bombeiros dos Sapadores e Voluntários de Viseu, apoiados por cinco viaturas. No local estiveram ainda a PSP e a Polícia Municipal.