A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…
Sabia que é possível parecer mais jovem e elegante com os seus…
No segundo episódio do programa “Bem-Vindo a”, tivemos o prazer de conversar…
por
Raquel Costa, presidente da JSD Concelhia de Tarouca
por
Joaquim Alexandre Rodrigues
por
Joaquim Alexandre Rodrigues
Os concelhos de Viseu, Mangualde, Penalva do Castelo, Tabuaço, Castro Daire e São Pedro do Sul continuam esta quarta-feira (18 de setembro) com o risco máximo de incêndio. Os restantes concelhos do distrito já desceram de nível para o perigo muito elevado, numa altura em que continua o combate às chamas.
O perigo de incêndio continua pelo menos até quinta-feira (dia 19), dia em que acaba a situação de alerta decretada pelo Governo. Amanhã, Viseu, Mangualde, Nelas e Carregal do Sal continuam com risco máximo. A situação só volta a normalizar-se na sexta-feira (dia 20), segundo as previsões do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
Os últimos dias têm sido marcados por chamas que têm assolado a região de Viseu, principalmente em concelhos como Mangualde, Nelas, São Pedro do Sul e Castro Daire. Entretanto, o incêndio que deflagrou terça-feira (dia 17) em Castro Daire já alastrou a Arouca, no distrito de Aveiro. Já a situação em Nelas ficou mais calma.
Sete pessoas morreram e pelo menos 40 ficaram feridas, duas com gravidade, nos incêndios que atingem desde domingo as regiões norte e centro do país, nos distritos de Aveiro, Porto, Vila Real e Viseu, e que destruíram dezenas de casas e obrigaram a cortar estradas e autoestradas.
A área ardida em Portugal continental desde domingo ultrapassa os 62 mil hectares, segundo o sistema europeu Copernicus, que mostra que nas regiões Norte e Centro, atingidas pelos incêndios desde o fim de semana, já arderam 47.376 hectares.
O Governo declarou situação de calamidade, nível máximo de intervenção previsto na Lei de Bases da Proteção Civil, em todos os municípios afetados pelos incêndios nos últimos dias.
Temperaturas sobem, mas chuva vai regressar à região
Já as temperaturas sobem esta quinta-feira na região. O concelho de Viseu conta hoje com uma subida da máxima para os 28 graus. A mínima desce para os 13º.
No distrito, as máximas estão entre os 26º (Penedono e Sernancelhe) e os 31º (Mortágua). Os concelhos de Carregal do Sal, São Pedro do Sul, Tabuaço e Vouzela estão com 30º.
O IPMA prevê 29 graus em Cinfães, Mangualde, Nelas, Oliveira de Frades, Santa Comba Dão e Tondela, 28º em Armamar, Castro Daire, Lamego, Penalva do Castelo, Resende, São João da Pesqueira, Sátão e Tarouca, e 27º em Moimenta da Beira e Vila Nova de Paiva. As mínimas variam entre os 9º (Penedono) e os 16º (Mortágua).
A partir de amanhã, o tempo pode mudar na região. Esta quinta-feira (dia 19), preveem-se períodos de céu nublado em Viseu, onde também está prevista uma descida da máxima para os 26 graus. A mínima no concelho passa para os 14º.
A chuva também deverá regressar a partir do final da tarde de amanhã no sul do distrito, que também pode contar com trovoada. A precipitação vai chegar ao resto da região na sexta-feira (dia 20).