No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…
Reza a lenda que foi um árabe, há mais de mil anos,…
Seguimos caminho por Guimarães, berço de Portugal e guardiã de memórias antigas….
O INEM nega que a ambulância que está ao serviço dos Bombeiros Voluntários de Tondela esteja parada há cerca de um mês. O instituto de emergência médica responde desta maneira , que dizem que o INEM ainda não deu ordens para que a ambulância seja arranjada. A viatura tem uma avaria no motor.
Num esclarecimento enviado ao Jornal do Centro, o INEM diz que só teve conhecimento da avaria há 10 dias, no passado dia 31 de julho, e que recebeu nesta terça-feira (9 de agosto) o orçamento para a reparação do veículo e o documento de comunicação de intervenção na viatura.
“Uma vez que o orçamento submetido é superior a 1.000 euros, de acordo com as normas em vigor, o INEM submeteu a reparação para apreciação pela empresa gestora de frota para que este orçamento possa ser analisado e, se tudo estiver conforme, autorizado”, pode ler-se na resposta.
No esclarecimento, o INEM realça “o papel importante dos corpos de bombeiros” na manutenção da operacionalidade do Sistema Integrado de Emergência Médica e garantiu que nenhuma viatura dada aos seus parceiros “circula sem cumprir todos os requisitos de segurança”.
“Sempre que um operacional identifica algum problema mecânico, a viatura é encaminhada para uma oficina certificada, apenas sendo colocada ao serviço depois dessa oficina garantir que se encontra em condições de circulação. Acresce que todas as viaturas cumprem os programas de manutenção definidos pelo respetivo fabricante”, explica.
O INEM sublinha ainda que, entre 2017 e 2019, assinou protocolos para a renovação de 195 ambulâncias e avançou com a criação de 53 novos postos de emergência médica (PEM).
Em 2020 e 2021, “fruto do contexto epidemiológico e da absoluta e imperiosa necessidade de responder de forma adequada às necessidades em cuidados de saúde resultantes do novo coronavírus, através da criação de uma reserva estratégica de EPI e de aquisição de diversos equipamentos, nomeadamente ventiladores”, foi necessário recalendarizar o plano de investimentos previstos do INEM, acrescenta o instituto.
O INEM garante também que “continua a desenvolver todos os esforços para que a renovação das ambulâncias em funcionamento nos PEM possa ser retomada tão rapidamente quanto possível”.
A ambulância que está ao serviço dos Bombeiros de Tondela já tem mais de 19 anos e percorreu perto de 400 mil quilómetros.