Museu-do-Caramulo-1
Coworking 05
Foto Coro
casa-habitacao-chave-na-mao - 1024x1024
aluguer aluga-se casas
Casas Bairro Municipal Viseu 3

Nasceu, em Cinfães, a Quinta da Maria, um projeto turístico com alma…

12.12.25

No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…

21.08.25

Reza a lenda que foi um árabe, há mais de mil anos,…

14.08.25
jose-damiao-tarouca-232
ps campanha
camapnha10
March-711-4
6
novo comboio turístico viseu
Home » Notícias » Diário » Iniciativa em Viseu prepara administração pública para a inteligência artificial

Iniciativa em Viseu prepara administração pública para a inteligência artificial

Museu do Quartzo recebe na próxima quarta-feira (26 de fevereiro) a primeira sessão de formação do Polo de Inovação Digital AI4PA Portugal

 “Queremos que Viseu deixe de ser uma Associação de Basquetebol menor”
21.02.25
Jornal do Centro
partilhar
 “Queremos que Viseu deixe de ser uma Associação de Basquetebol menor”
21.02.25
pub
 Iniciativa em Viseu prepara administração pública para a inteligência artificial

O Museu do Quartzo, em Viseu, recebe na próxima quarta-feira (26 de fevereiro) a primeira sessão de formação do Polo de Inovação Digital AI4PA Portugal, que quer preparar a administração pública para a utilização da inteligência artificial (IA) e de outras tecnologias para melhorar a qualidade dos serviços públicos.

Destinado a dirigentes, técnicos e profissionais do setor público, o programa AI4PA Portugal pretende “explorar as potencialidades da IA na modernização dos serviços administrativos e no reforço da relação com os cidadãos”, sublinha em comunicado a Câmara de Viseu.

No Museu do Quartzo, a sessão está marcada para começar às 09h30 e conta com intervenções de especialistas como Paulo Vale, Fernando Bação, Miguel Castro Neto, Miguel Dias, Paulo Gaudêncio e Luís Barbosa. As inscrições estão abertas e podem ser feitas na página do evento.

Os participantes terão acesso a blocos formativos sobre IA generativa, estratégias digitais e soluções inovadoras para serviços públicos, workshops interativos para a cocriação de serviços públicos baseados em IA, sessões de interação com especialistas, empresas tecnológicas e entidades públicas, debates sobre financiamento e informações sobre oportunidades para projetos de digitalização e IA.

A iniciativa faz parte do AI4PA Portugal EDIH, uma rede colaborativa composta por 19 parceiros, incluindo a Câmara de Viseu, sob a coordenação da Agência para a Modernização Administrativa. O projeto visa apoiar a transformação digital da administração pública, recorrendo à inteligência artificial, ciência de dados e outras tecnologias inovadoras para melhorar a eficácia das políticas públicas e a qualidade dos serviços prestados.

O Polo de Inovação Digital vai promover cinco eventos formativos em Viseu, Lisboa, Faro, Évora e Porto, com o objetivo de “partilhar um conjunto de ferramentas práticas sobre a transição digital e as novas tecnologias aplicadas aos serviços públicos”, remata a autarquia de Viseu.

pub
 “Queremos que Viseu deixe de ser uma Associação de Basquetebol menor”

Outras notícias

pub
 “Queremos que Viseu deixe de ser uma Associação de Basquetebol menor”

Notícias relacionadas

Procurar