No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…
Reza a lenda que foi um árabe, há mais de mil anos,…
Seguimos caminho por Guimarães, berço de Portugal e guardiã de memórias antigas….
O Académico de Viseu recebe esta quinta-feira à noite o Tondela. Em jogo a passagem aos quartos de final da Taça da Liga. Ao Académico basta o empate, com ou sem golos.
No entanto, no lançamento do encontro decisivo, o treinador dos academistas, Jorge Costa, deixa a garantia de que no plantel do Académico ninguém sabe jogar para o empate. “Não o sabemos fazer. Mesmo num contexto diferente. Por exemplo, não fomos a Famalicão a jogar para o empate. Honestamente, nem sei se somos capazes, se temos essa competência. É muito difícil mudar o chip dos jogadores passado três meses. Não me vou meter por caminhos estreitos e, portanto, vamos fazer o nosso jogo”, prometeu o técnico.
“Quero tirar o peso e a pressão dos jogadores. Ao minuto 80 ou 85 vamos ter de pensar no resultado. Por muito que diga que não, vai acontecer. Já com pouco tempo para acabar o jogo, vou como treinador fazer as alterações necessárias para pensar nos quartos de final. Antes disso, honestamente, não vale a pena. Não posso mudar a nossa forma de jogar, nem a nossa filosofia em função de um jogo”, complementou o treinador do Académico.
Sobre o Tondela, Jorge Costa destacou “uma equipa muito bem organizada, que sabe bem o que quer”. “Para além de, naturalmente, ser um dérbi local que é mais do que um simples jogo. Há uma passagem aos quartos de final que está em aberto para ambas as equipas. É um jogo de grau de dificuldade elevado, com algum peso emocional porque tudo se irá decidir amanhã. Temos de controlar as emoções, ser sérios e competentes”, explicou.
O técnico de 51 anos referiu-se há algumas semanas ao estado do relvado do Fontelo e alertou para o facto de, se chover em dias de jogo, poderá não haver condições para o jogo ser realizado.
Apesar de reconhecer que o “tapete verde” do Fontelo não estar nas melhores condições, Jorge Costa confia que Académico de Viseu e Tondela vão jogar a quinta jornada da fase de grupos da Taça da Liga. “Espero bem que sim, acredito que sim [que haverá jogo]. São Pedro não é verdadeiramente nosso amigo, mas também não se está a portar muito mal. Vamos esperar para ver o que acontece, mas [estou] completamente convencido de que sim”, afirmou.
Jorge Costa abordou ainda o mercado de transferências de janeiro. O técnico assegurou que, se puder, o Académico dará um retoque no plantel. “É verdade que estamos só com um ponta de lança, o que é curto para o que queremos. O nosso plantel é equilibrado e bom, estou feliz com o que tenho. A ambição, não sendo desmedida, é algo que aprecio e que defendo. Eu sou ambicioso e se puder melhorar numa ou noutra posição, acrescentar, é evidente que irei fazer. Começo a ter noites mais mal dormidas, começo a ter alguns problemas, mas são problemas bons”, assumiu.
Jorge Costa lembrou, também, que “foi com estes jogadores que chegámos onde estamos” e que “ingrato seria eu se alguma vez viesse aqui e me queixasse dos ativos que tenho à disposição”.