No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…
Reza a lenda que foi um árabe, há mais de mil anos,…
Seguimos caminho por Guimarães, berço de Portugal e guardiã de memórias antigas….
O ex-vereador da Cultura na Câmara de Viseu, Jorge Sobrado, vai ser a partir de dezembro o novo diretor do Museu da Cidade do Porto. O anúncio foi feito esta segunda-feira pelo presidente da Câmara portuense, Rui Moreira, em reunião do executivo.
Jorge Sobrado foi vereador da Cultura, Património, Turismo e Marketing Territorial no executivo viseense entre 2017 e 2021 e também gestor da Feira de São Mateus.
Foi também responsável pela criação do Polo Arqueológico de Viseu, pelo lançamento do Museu de História da Cidade e pelos respetivos programas de digitalização, bem como pela gestão da Quinta da Cruz, o centro de arte contemporânea da cidade, entre outras tarefas na cidade de Viriato.
Depois de ter renunciado às funções executivas no início do ano passado, Jorge Sobrado passou o resto do mandato autárquico anterior como vereador não-executivo e sem pelouros.
“Foi o impulsionador de uma nova agenda de programação cultural de Viseu que marcou a face da cidade na última década”, salientou a Câmara do Porto numa comunicação partilhada com os vereadores.
A par das novas funções no Museu da Cidade do Porto, Jorge Sobrado também irá ser responsável pela Biblioteca Municipal e pelo departamento de museus e coleções do município portuense.
Hoje, Jorge Sobrado é dirigente de comunicação e cultura na Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) do Norte e professor convidado na Universidade do Porto e na Universidade Lusófona nas áreas de comunicação e retórica.
Sobrado esteve oito anos na Câmara de Viseu, tendo ocupado ainda o cargo de adjunto do presidente Almeida Henriques durante o primeiro mandato deste à frente da Câmara, entre 2013 e 2017.
De resto, a sua carreira ficou marcada pelo percurso feito na CCDR Norte, onde é também assessor do presidente António Cunha. Mais recentemente, participou na elaboração das medidas para a cultura e o património para o próximo quadro de fundos comunitários para a região e fez parte da organização das comemorações do centenário da escritora Agustina Bessa-Luís.
Ao Jornal do Centro, Jorge Sobrado disse que a sua experiência em Viseu “será valiosa neste exercício de funções”.
Contactado pela Lusa, Jorge Sobrado confirmou que aceitou o convite de Rui Moreira, mas escusou-se a adiantar quais as suas ideias para este novo projeto.
“Confirmo a aceitação do convite, mas só irei explanar as minhas ideias no momento da minha entrada em funções”, disse o ex-vereador da Cultura e Património da Câmara de Viseu.
Relativamente ao Museu da Cidade do Porto, Jorge Sobrado irá desenvolver um programa de intervenções “tendo por base uma revisitação do projeto e a seleção e contratualização de programas e colaborações curatoriais, de caráter artístico, científico ou de programação cultural”.