No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…
Reza a lenda que foi um árabe, há mais de mil anos,…
Seguimos caminho por Guimarães, berço de Portugal e guardiã de memórias antigas….
A Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Viseu recebe, esta semana, a sétima edição do evento RefreshMed – Jornadas Médicas Dão Lafões. O evento decorre quinta, sexta-feira e sábado (dias 6, 7 e 8) em formato presencial e também online.
A iniciativa serve para formar os médicos participantes, com lugar para debater vários temas considerados relevantes para a prática clínica. A organização é da responsabilidade de 30 médicos internos de formação especializada em Medicina Geral e Familiar no Agrupamento de Centros de Saúde Dão Lafões.
Um dos objetivos do evento, segundo a equipa organizadora, é “afirmá-lo, cada vez mais, como uma referência a nível nacional pela pertinência dos temas médicos levados a discussão, pela qualidade e reconhecimento dos palestrantes convidados a intervirem e pela mais-valia formativa com repercussão na prática clínica quotidiana”.
O primeiro dia será dedicado à apresentação de trabalhos marcada para começar às 14h00. O segundo dia terá, a partir das 9h00, três palestras (“O Exercício no Controlo da Doença Crónica”, “Menos é Mais! – ABC da Desprescrição” e “Planeamento Familiar no Homem”) e um simpósio (“O Papel da Terapêutica Tripla no Tratamento da DPOC [doença pulmonar obstrutiva crónica]”).
O último dia conta com mais duas palestras durante a manhã (“Dr. Não é Covid?! – Abordagem de Patologia Respiratória Aguda nos CSP [cuidados de saúde primários]” e “Descomplicando o Estudo Auto-Imune”), seguidas da sessão de encerramento das jornadas às 12h00.
A partir das 14h30, vão ocorrer três workshops técnicos: “Nefrologia em MGF [Medicina Geral e Familiar]”, “Construção do Curriculum Vitae” e “MCDT’s [Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica] em Cardiologia, e agora?”.