exército ctoe força destacada
dolmén antelas 2
andre cunha
herdade santiago
quartos apartamentos imobiliário viseu foto jc
arrendar casa

No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…

21.08.25

Reza a lenda que foi um árabe, há mais de mil anos,…

14.08.25

Seguimos caminho por Guimarães, berço de Portugal e guardiã de memórias antigas….

07.08.25
tribunal_justica_2
Bruno Rocha 2025 Cinfães
jose laires
miss teen
praia da carriça
herdade santiago
Home » Notícias » Desporto » Jovem cavaleiro de Mortágua em destaque no Special Olympics

Jovem cavaleiro de Mortágua em destaque no Special Olympics

pub
 Jovem cavaleiro de Mortágua em destaque no Special Olympics - Jornal do Centro
04.11.22
fotografia: Jornal do Centro
partilhar
 Jovem cavaleiro de Mortágua em destaque no Special Olympics - Jornal do Centro
04.11.22
Fotografia: Jornal do Centro
pub
 Jovem cavaleiro de Mortágua em destaque no Special Olympics - Jornal do Centro

O jovem cavaleiro Gabriel Fonseca, natural de Mortágua, participou na quinta edição dos Jogos de Portugal do Special Olympics, na modalidade de equitação. O atleta ficou esta semana em sétimo lugar no final da prova.

A competição decorreu no 4.º Esquadrão da GNR situado na Ajuda, em Lisboa. Gabriel Fonseca, que frequenta a Associação Equiterapêutica do Dão em Carregal do Sal, competiu na categoria CI, reservada a pessoas com autonomia e que realizam a prova sem qualquer acompanhamento.

A proeza foi alcançada apenas um ano depois de Gabriel ter começado a frequentar as aulas de equitação terapêutica no início de 2021. A sua treinadora, Maria Melo, conta que o Gabriel inicialmente “veio para experimentar, só queria montar a cavalo, mas gostou da experiência e daí para a frente ficou sempre connosco”, citada numa nota da Câmara de Mortágua.

A mulher, que é também técnica da Associação Equiterapêutica do Dão, elogiou o seu atleta, falando de alguém que é “muito aplicado, disciplinado e concentrado no que está a fazer, e muito competitivo, onde vai quer ganhar”.

Maria Melo não escondeu que a participação nos campeonatos é sempre um momento de alguma adrenalina para Gabriel “porque não compete com o cavalo com que habitualmente treina, não conhece as caraterísticas do cavalo, o que é um fator de stress”.

Mesmo assim, a treinadora destaca ainda o apoio dos pais, da família e dos amigos. “Eles apoiam bastante e isso também é muito importante em termos de incentivo e autoestima”, remata.

A equitação terapêutica consiste na realização de um conjunto de atividades lúdicas com um pretexto terapêutico durante a sessão de equitação, utilizando o movimento e a relação com o cavalo com vista ao desenvolvimento de competências cognitivas, sociais e emocionais, ao mesmo tempo que ensina a montar a cavalo.

pub
 Jovem cavaleiro de Mortágua em destaque no Special Olympics - Jornal do Centro

Outras notícias

pub
 Jovem cavaleiro de Mortágua em destaque no Special Olympics - Jornal do Centro

Notícias relacionadas

Procurar