Em tempos passados, não era o branco que marcava os casamentos, era…
A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…
Neste Dia da Mãe, o Jornal do Centro entrou em ação com…
Mais de 50 jovens estiveram em missão na última semana em Nelas, no âmbito da Missão País. Domingo (9 de fevereiro) foi o último dia da iniciativa que decorreu no concelho nos últimos três anos.
A Missão País desenvolveu trabalho sobretudo nas instituições de solidariedade social de Nelas, Vilar Seco, Folhadal, Canas de Senhorim e Santar.
Na missa de encerramento que decorreu na Igreja Matriz de Nelas, o bispo de Viseu – que presidiu à cerimónia – destacou a participação de jovens da Faculdade de Economia da Universidade do Porto e o trabalho de “evangelização, apostolado e voluntariado ao se dedicarem ao serviço dos irmãos e da comunidade”.
“Acredito que, hoje, neste dia de encerramento da Missão País, tenhais o vosso coração cheio de alegria e de gratidão a Deus e a esta comunidade que vos acolheu. Com ela partilhastes a vida ao longo da vossa missão de evangelização e de voluntariado durante três anos”, disse o prelado na homília da missa.
D. António Luciano pediu ainda aos jovens que continuem a “ser semeadores de esperança” e para estudarem e serem os melhores alunos.
O bispo também os apelou a serem “protagonistas da evangelização de outros jovens, surfistas do amor, construtores de um mundo novo, de uma sociedade renovada, de uma universidade para todos e de uma Igreja jovem”. “É belo ver os jovens a evangelizar os outros jovens e a servir em missão a comunidade”, concluiu.
O grupo de estudantes do Porto esteve em Nelas de 2 a 9 de fevereiro. Ao todo estiveram 50 missionários, oito chefes e um padre que os acompanhou.
“Completámos o terceiro ano da Missão País nas nossas comunidades e todos eles ficam no nosso coração. As pessoas gostaram tanto deles que queriam que eles voltassem para o ano. Foi uma experiência muito boa e todos os párocos deviam abrir as portas à Missão País”, disse o sacerdote Delfim Cardoso.
Os grupos da Missão País realizam experiências de três anos em cada paróquia e que estão divididas nas fases de Acolhimento (1.º ano), Transformação (2.º ano) e Envio (3.º ano). No último ano, os estudantes são enviados para outra localidade do país.