No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…
Reza a lenda que foi um árabe, há mais de mil anos,…
Seguimos caminho por Guimarães, berço de Portugal e guardiã de memórias antigas….
Oito alunos e dois professores do Agrupamento de Escolas General Serpa Pinto, de Cinfães, realizaram recentemente uma visita à Alemanha no âmbito de um programa Erasmus+.
A visita decorreu entre os dias 19 e 23 de setembro naquela que foi a segunda mobilidade do projeto Erasmus “Be Smart. Give Peace a Start!”, que junta três escolas da Alemanha, Espanha e Portugal. O programa visa o desenvolvimento de atividades relacionadas com a promoção dos valores da paz, cooperação e multiculturalidade.
O projeto, coordenado pela escola alemã Oberschule Bad Essen, junta também o Colégio Fernando de los Ríos, de Ronda, em Espanha.
Segundo o Agrupamento de Cinfães, durante a semana de atividades Erasmus, os alunos portugueses tiveram a oportunidade de confraternizar com os colegas espanhóis e alemães e de dinamizar “um conjunto alargado de atividades culturais, desportivas e sociais, visando o reforço das suas competências sociais e linguísticas”.
Além de terem tido a oportunidade de visitar a cidade de Osnabrück, onde foi assinado em 1648 o Tratado de Paz entre católicos e protestantes, os alunos de Cinfães participaram em diversos workshops de geocaching, arborismo, gastronomia, música e dança “numa lógica de promoção da multiculturalidade e do respeito pelas diferenças entre os povos”, acrescenta o Agrupamento Serpa Pinto.
Em Bad Essen, os estudantes realizaram diversas atividades ao ar livre, trocando impressões com os colegas alemães e espanhóis e também com a comunidade local.
“Durante esta experiência Erasmus, a alegria e a partilha foram constantes entre alunos e professores dos vários países, tendo os alunos experienciado inúmeras situações de aprendizagem não formal que serão disseminadas nas suas escolas de origem. No final da viagem, os alunos reconheceram a sua experiência como muito enriquecedora, sobretudo no domínio da prática da língua inglesa, o maior respeito pelo “outro” e o reforço da diversidade cultural”, refere em comunicado o Agrupamento Serpa Pinto.
A instituição escolar recorda que a sua internacionalização é uma das suas “prioridades educativas”, num trabalho realizado com o objetivo de proporcionar aos seus alunos “experiências educativas e culturais únicas e inesquecíveis, que muito contribuem para o reforço das suas competências sociais, culturais e linguísticas”.