No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…
Reza a lenda que foi um árabe, há mais de mil anos,…
Seguimos caminho por Guimarães, berço de Portugal e guardiã de memórias antigas….
Mais de 40 jovens de Armamar, São João da Pesqueira, Tabuaço e outros concelhos do Douro passaram uma semana das férias de Páscoa a visitarem mais de 30 empresas. Todos participaram no projeto “Take Action – Realiza-te no Douro”, da associação Bagos D’Ouro, que organizou visitas às empresas para ajudá-los a contactarem com o mercado de trabalho.
Através deste projeto, os jovens oriundos de famílias carenciadas, estudantes do terceiro ciclo e do ensino secundário, avaliaram “um leque abrangente de oportunidades formativas e de estágios de curta duração” em empresas de hotelaria, turismo, indústria, energia e outros setores na região do Douro.
“Com a aproximação da idade adulta e do momento de tomar decisões importantes para as suas vidas, a Bagos D’Ouro acredita que é necessário orientar os jovens nas suas escolhas académicas”, justifica a associação.
“O Take Action visa mostrar aos jovens que o futuro pode estar mais próximo do que imaginam. Por isso, o programa incluiu empresas da região do Douro ou que estão aqui representadas, desde os grandes grupos a outros negócios que vão ao encontro dos sonhos destes jovens”, explica Maria Inês Taveira, coordenadora geral da Bagos D’Ouro.
“Além de acreditarmos muito no potencial da região, não queremos que os alunos condicionem os seus sonhos com base na perceção de que aqui não terão tantas oportunidades. É na desmistificação desta ideia que trabalhamos, diariamente, há mais de dez anos, através da aproximação das nossas crianças e jovens às diferentes oportunidades educativas e, no caso do Take Action, profissionais”, acrescenta.
Para os alunos do terceiro ciclo, o objetivo do programa é dar a conhecer aos jovens as várias áreas profissionais e incentivar a exploração vocacional.
Já com os jovens do secundário, o programa quis ajudar na tomada de decisão do prosseguimento dos estudos, apresentando-lhes as competências profissionais essenciais para se distinguirem nas áreas que desejam.