peça teatro gémeos
image
centro cultural s joao pesqueira assinatura
aluguer aluga-se casas
Casas Bairro Municipal Viseu 3
casa-habitacao-chave-na-mao - 1024x1024

Nasceu, em Cinfães, a Quinta da Maria, um projeto turístico com alma…

12.12.25

No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…

21.08.25

Reza a lenda que foi um árabe, há mais de mil anos,…

14.08.25
jose-damiao-tarouca-232
ps campanha
camapnha10
expodemo 2
confraria
palavras e letrasjpg
Home » Notícias » Diário » Junta de Freguesia de Viseu homenageou comunidade que se entrega e é generosa

Junta de Freguesia de Viseu homenageou comunidade que se entrega e é generosa

pub
 BUPI identifica mais de 91 mil propriedades em cinco concelhos do distrito de Viseu
21.05.23
fotografia: Jornal do Centro
partilhar
 BUPI identifica mais de 91 mil propriedades em cinco concelhos do distrito de Viseu
21.05.23
Fotografia: Jornal do Centro
pub
 Junta de Freguesia de Viseu homenageou comunidade que se entrega e é generosa

Mariana Almeida e António Vasco Almeida foram os dois “filhos” de Viseu que foram homenageados pela Junta de Freguesia que distinguiu ainda o trabalho efetuado pelas Obras Sociais. Homenagens feitas perante mais de 500 pessoas que participaram na noite de sábado no Jantar e Gala, iniciativa que deu o arranque da semana solidária promovida pela Junta.

O trabalho diário, mas menos visível foi o que esteve na génese das homenagens. É o caso de Mariana Almeida. Natural de Vila Nova de Paiva, há quem conheça a história desta mulher que juntamente com o marido e “20 contos” comprou há quase meio século a casa de pasto “Parreira do Minho”. O que poucos sabem é que é nesta casa que o consolo chega a muitos pessoas que necessitam. É de braços abertos que Mariana Almeida recebe e alimenta quem sofre, quem está a passar por dificuldades financeiras ou quem a vida não sorriu. Uma casa solidária que fica longe das luzes da ribalta, mas que, como disse a homenageada quando foi chamada ao palco, quando se entra “recebe-se a dobrar”.

E foi também com este espírito de quem cumpre uma missão em prol dos outros que António Vasco Almeida – O Vasquinho do Fontelo como carinhosamente é conhecido – foi homenageado por tratar como a um filho o “pulmão da cidade”. Durante 49 anos, foi o zelador do Fontelo e do seu parque desportivo. Cuidou e tratou. Muitas histórias viveu e viu acontecer. Agora, no sossego da vida não se importava de voltar a ver o Académico de Viseu na Primeira Liga. “Se há homenagem que é justa é esta”, certificou Fernando Ruas, o presidente da Câmara de Viseu.

Além dos que “no dia a dia fazem a comunidade”, como destacou o presidente da Junta de Freguesia de Viseu, Diamantino Santos, também o “trabalho invisível” feito pelas Obras Sociais mereceu uma homenagem. A associação, que cuida “dos 4 meses aos 104 anos”, intervém em várias áreas sociais, desde a creche ao centro de dia, com destaque para o Centro Apoio Alzheimer que oferece diversas atividades de apoio às pessoas com demência, familiares e amigos. O diretor da associação, José Carreira, sublinhou que é o “apoio de todos que dá o alento para continuar a trabalhar”.
Durante a Gala, e nos discursos, tanto Diamantino Santos como Fernando Ruas elogiaram a comunidade, aquela que se dá e mostra a sua capacidade de ser generosa.

A verba angariada pelo jantar da Gala foi entregue ao projeto Refood e aos Bombeiros Voluntários de Viseu.
A semana solidária da Junta de Frefguesia segue com mais iniciativas. Esta segunda-feira vai ser dedicada ao tema da sustentabilidade ambiental. Além do hastear da Bandeira Verde, que certifica a Freguesia de Viseu, os seniores dos ateliers desenvolvidos pela Junta vão ter a oportunidade de visitar o BioParque de Carvalhais.

Já a terça-feira (dia 23) é voltada à saúde, sendo instalado um espaço junto à Igreja dos Terceiros para a realização de rastreios. O Clube de Viseu acolhe a conferência “Felicidade e Saúde Mental: ontem 100 desculpas, hoje sem desculpas” às 15h00.

A cultura é o destaque esta quarta-feira (dia 24), sendo que, no Parque Aquilino Ribeiro, vai ser instalada uma tenda da leitura. Às 11h00 será inaugurada na Escola Secundária Alves Martins a exposição “Viseu a preto e branco”. A partir das 21h00 a Igreja Nova recebe a apresentação do hino da Freguesia e o concerto do pianista Gerardo Rodrigues.

Na quinta-feira (dia 25), o dia é de partilha com o envolvimento de alunos da Comunicação Social da Escola Superior de Educação, que vão tomar o pequeno-almoço com pessoas que vivem isoladas na freguesia. O dia também vai passado com as equipas da Refood e a apresentação da Casa dos Desejos em que os estagiários vão desafiar a comunidade a escrever num bilhete um desejo. Também vai ter lugar o flashmob “Dança Sem Limite”.

Na sexta-feira (dia 26), a Semana Solidária termina com o tema da solidariedade e um jantar coletivo no Quartel dos Bombeiros com a Refood, pelas 19h30, antecedida de uma conferência sobre a habitação na Santa Casa da Misericórdia às 15h00.

pub
 BUPI identifica mais de 91 mil propriedades em cinco concelhos do distrito de Viseu

Outras notícias

pub
 BUPI identifica mais de 91 mil propriedades em cinco concelhos do distrito de Viseu

Notícias relacionadas

Procurar