No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…
Reza a lenda que foi um árabe, há mais de mil anos,…
Seguimos caminho por Guimarães, berço de Portugal e guardiã de memórias antigas….
Os grafittis feitos de forma ilegal estão a aumentar na cidade de Viseu. A Junta de Freguesia diz-se chocada com o crescimento daquilo que considera serem atos de vandalismo. Um dos últimos casos aconteceu na fonte chafurda de Marzovelos, que foi alvo de obras de reabilitação recentemente.
“O que aconteceu causa-nos muita tristeza. Após a reabilitação da fonte chafurda, que foi devidamente limpa e colocada à disposição da população, um grupo de energúmenos decidiu pintar as paredes daquela fonte. São paredes em granito e torna-se extremamente difícil a sua limpeza e daí a nossa indignação”, explica Diamantino Santos, presidente da Junta de Viseu.
A autarquia deu conta da sua indignação nas redes sociais, onde falou num caso “escandaloso”.
“Dê em a cara! Falem connosco, queremos encontrar soluções para a vossa expressão, mas não desta forma. Tenham respeito pelo nosso património e pelos custos que acarreta reparar estes estragos, dinheiro que é de todos nós. Sejam cidadãos com atitudes cívicas e responsáveis de uma vez por todas”, escreveu a Junta numa publicação acompanhada de diversas fotografias que demonstram os rabiscos feitos em várias zonas.
Com este alerta público, a autarquia quer sensibilizar os autores dos atos de vandalismo. A Junta também já entrou em contacto com as autoridades para pedir mais vigilância policial.
“Sabemos que aquilo é feito pela calada da noite o que torna mais difícil a vigilância e a presença policial, mas as nossas forças policiais manifestaram-se disponíveis. E pedimos-lhes ajuda para tentar identificar essas pessoas”, revela Diamantino Santos.
O autarca diz que “infelizmente têm aumento estes atos de vandalismo”. Considera que o que se vê pintado e rabiscado está longe de ser considerado arte urbana.
“Aquilo são rabiscos que não acrescentam nada à cidade e ao território da freguesia. Aquelas pessoas não têm respeito por ninguém. Recentemente uma parede do parque infantil de Marzovelos foi pintada rabiscada com palavras impróprias para as crianças”, denuncia, em jeito de lamento.