Elevador_Acessibilidade_Pacos_Concelho_jan2026
cd tondela 10 janeiro cristiano bacci
bombeiros50
casa-habitacao-chave-na-mao - 1024x1024
aluguer aluga-se casas
Casas Bairro Municipal Viseu 3

Nasceu, em Cinfães, a Quinta da Maria, um projeto turístico com alma…

12.12.25

No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…

21.08.25

Reza a lenda que foi um árabe, há mais de mil anos,…

14.08.25
jose-damiao-tarouca-232
ps campanha
camapnha10
March-711-4
6
novo comboio turístico viseu
Home » Notícias » Diário » Lamego: A procissão que atrai multidões em torno da Senhora dos Remédios

Lamego: A procissão que atrai multidões em torno da Senhora dos Remédios

Campanha Vamos Lixar o Lixo da APA com monumento feito de resíduos, alerta para cerca de 3 milhões de toneladas de lixo em aterros e apelo a separar o lixo antes que o futuro se lixe.
pub
 Quinta de Lamego entre os finalistas nos ‘Óscares’ do turismo
06.09.23
fotografia: Jornal do Centro
partilhar
 Quinta de Lamego entre os finalistas nos ‘Óscares’ do turismo
06.09.23
Fotografia: Jornal do Centro
Campanha Vamos Lixar o Lixo da APA com monumento feito de resíduos, alerta para cerca de 3 milhões de toneladas de lixo em aterros e apelo a separar o lixo antes que o futuro se lixe.
pub
 Lamego: A procissão que atrai multidões em torno da Senhora dos Remédios

As Festas dos Remédios, em Lamego, tem na sexta-feira (dia 8) o seu ponto mais alto com a Procissão do Triunfo, em que vários andores ostentam imagens sagradas puxadas por juntas de bois.

No dia que é também o feriado municipal, as ruas de Lamego estão ornamentadas e enchem-se de pessoas para prestarem homenagem à Nossa Senhora dos Remédios. Os cinco andores, puxados por juntas de bois, já estão recolhidos na Igreja das Chagas, de onde a procissão começa às 16h00 para percorrer as principais artérias de Lamego. O cortejo termina na Igreja de Santa Cruz.

A procissão, que se repete há décadas, é liderada pelo padre Fernando Albano há 40 anos, que a descreve como “o centro de tudo” à volta da Senhora dos Remédios. “O que leva esta multidão de gente a Lamego é precisamente a devoção à Nossa Senhora dos Remédios, que sem dúvida é o centro destas festividades”, Padre lidera há 40 anos o coração das Festas da Nossa Senhora dos Remédios sobre uma missão que começou quando era seminarista.

Este ano, o mote da procissão é a paz. Fernando Albano disse que o desfile vai refletir “sobre o tempo que vivemos de guerra, em que uma das evocações vai ser sobre Nossa Senhora Rainha da Paz”. Questionado sobre o que leva tantas pessoas à Procissão do Triunfo, o padre responde que é a fé.

Já das festas, o presidente da Câmara, Francisco Lopes, realçou que os bois são acompanhados pelos veterinários municipais e percorrerão as ruas de Lamego “com todas as questões de segurança e bem-estar”.

Mas, antes da grande procissão, esta quarta-feira à noite acontece a Grandiosa Marcha Luminosa a partir das 22h00.

Esta tradição, que junta carros alegóricos e muita festa e atrai milhares de pessoas à cidade, começa junto aos Paços do Concelho. O percurso segue pela Rua Marquês de Pombal, Praça do Comércio, Rua de Almacave, Rua Cândido dos Reis, Avenida 5 de Outubro, Avenida Dr. Alfredo de Sousa, Rua Dr. Justino Pinto de Oliveira, Rua D. João da Silva Campos Neves, Rua do Columela e Avenida 5 de Outubro.

Já na quinta (dia 7), acontece a partir das 16h00 a Batalha das Flores, que percorre o mesmo percurso da Marcha Luminosa. Durante todo o dia, grupos de bombos, tocatas, zés pereiras, concertinas e bandas filarmónicas irão animar a festa em Lamego, culminando com a Grande Noite da Romaria, com arruadas que percorrem a cidade cantando temas populares e cantigas ao desafio. À meia-noite, entra o fogo de artifício.

As Festas dos Remédios terminam neste sábado (dia 9).

pub
 Quinta de Lamego entre os finalistas nos ‘Óscares’ do turismo

Outras notícias

pub
  • Habifactus - Viseu cresce e nós crescemos consigo. A sua imobiliária de confiança há 23 anos.
  • Janelas 4Life. Qualidade, inovação e sustentabilidade
  • Mercedes CLA 180d Coupé na Ncar da Litocar
  • Regional Economics - A economia de Região de Viseu
  • ReMax Dinâmica, a agencia numero 1 no Distrito de Viseu
  • Clube Auchan. Registe-se e comece a poupar
 Quinta de Lamego entre os finalistas nos ‘Óscares’ do turismo

Notícias relacionadas

Procurar