Futebol União de Leiria vs Tondela
chamito académico de viseu
aldeia povoa dao
aluguer aluga-se casas
Casas Bairro Municipal Viseu 3
casa-habitacao-chave-na-mao - 1024x1024

No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…

21.08.25

Reza a lenda que foi um árabe, há mais de mil anos,…

14.08.25

Seguimos caminho por Guimarães, berço de Portugal e guardiã de memórias antigas….

07.08.25
jose-damiao-tarouca-232
ps campanha
camapnha10
palavras e letrasjpg
exposição lego viseu
all dance
Home » Notícias » Diário » Lamego: A procissão que atrai multidões em torno da Senhora dos Remédios

Lamego: A procissão que atrai multidões em torno da Senhora dos Remédios

pub
 Investidor de Lisboa compra aldeia histórica de Póvoa Dão por 2,35 milhões em leilão online
06.09.23
fotografia: Jornal do Centro
partilhar
 Investidor de Lisboa compra aldeia histórica de Póvoa Dão por 2,35 milhões em leilão online
06.09.23
Fotografia: Jornal do Centro
pub
 Lamego: A procissão que atrai multidões em torno da Senhora dos Remédios

As Festas dos Remédios, em Lamego, tem na sexta-feira (dia 8) o seu ponto mais alto com a Procissão do Triunfo, em que vários andores ostentam imagens sagradas puxadas por juntas de bois.

No dia que é também o feriado municipal, as ruas de Lamego estão ornamentadas e enchem-se de pessoas para prestarem homenagem à Nossa Senhora dos Remédios. Os cinco andores, puxados por juntas de bois, já estão recolhidos na Igreja das Chagas, de onde a procissão começa às 16h00 para percorrer as principais artérias de Lamego. O cortejo termina na Igreja de Santa Cruz.

A procissão, que se repete há décadas, é liderada pelo padre Fernando Albano há 40 anos, que a descreve como “o centro de tudo” à volta da Senhora dos Remédios. “O que leva esta multidão de gente a Lamego é precisamente a devoção à Nossa Senhora dos Remédios, que sem dúvida é o centro destas festividades”, Padre lidera há 40 anos o coração das Festas da Nossa Senhora dos Remédios sobre uma missão que começou quando era seminarista.

Este ano, o mote da procissão é a paz. Fernando Albano disse que o desfile vai refletir “sobre o tempo que vivemos de guerra, em que uma das evocações vai ser sobre Nossa Senhora Rainha da Paz”. Questionado sobre o que leva tantas pessoas à Procissão do Triunfo, o padre responde que é a fé.

Já das festas, o presidente da Câmara, Francisco Lopes, realçou que os bois são acompanhados pelos veterinários municipais e percorrerão as ruas de Lamego “com todas as questões de segurança e bem-estar”.

Mas, antes da grande procissão, esta quarta-feira à noite acontece a Grandiosa Marcha Luminosa a partir das 22h00.

Esta tradição, que junta carros alegóricos e muita festa e atrai milhares de pessoas à cidade, começa junto aos Paços do Concelho. O percurso segue pela Rua Marquês de Pombal, Praça do Comércio, Rua de Almacave, Rua Cândido dos Reis, Avenida 5 de Outubro, Avenida Dr. Alfredo de Sousa, Rua Dr. Justino Pinto de Oliveira, Rua D. João da Silva Campos Neves, Rua do Columela e Avenida 5 de Outubro.

Já na quinta (dia 7), acontece a partir das 16h00 a Batalha das Flores, que percorre o mesmo percurso da Marcha Luminosa. Durante todo o dia, grupos de bombos, tocatas, zés pereiras, concertinas e bandas filarmónicas irão animar a festa em Lamego, culminando com a Grande Noite da Romaria, com arruadas que percorrem a cidade cantando temas populares e cantigas ao desafio. À meia-noite, entra o fogo de artifício.

As Festas dos Remédios terminam neste sábado (dia 9).

pub
 Investidor de Lisboa compra aldeia histórica de Póvoa Dão por 2,35 milhões em leilão online

Outras notícias

pub
 Investidor de Lisboa compra aldeia histórica de Póvoa Dão por 2,35 milhões em leilão online

Notícias relacionadas

Procurar