No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…
Reza a lenda que foi um árabe, há mais de mil anos,…
Seguimos caminho por Guimarães, berço de Portugal e guardiã de memórias antigas….
Os Bombeiros Voluntários de Lamego vão ter uma terceira equipa de intervenção permanente (EIP). A corporação e a Câmara Municipal assinaram um protocolo de colaboração, permitindo a criação da nova equipa que irá reforçar as duas já existentes no concelho.
Com a assinatura do acordo, passam a ser 15 os operacionais que prestarão socorro em permanência dentro dos Voluntários de Lamego, uma vez que as EIP são formadas por cinco bombeiros profissionais, atuando em prontidão para incêndios, acidentes, catástrofes e outras ocorrências.
Por isso, acrescenta a nota da Câmara, a nova EIP “reforçará a capacidade de resposta e eficiência da Proteção Civil e a prevenção e socorro face a acidentes e catástrofes que possam ocorrer”.
O protocolo foi assinado no passado fim de semana pelos presidentes da Câmara de Lamego e da Associação Humanitária, Francisco Lopes e Hélder Santos, durante as comemorações do 145.º aniversário da instituição. A Câmara vai atribuir um apoio anual no valor de 37.471,46 euros.
As EIP’s a operar no concelho de Lamego são suportadas financeiramente, em partes iguais, pela autarquia e pela Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil.
As comemorações dos 145 anos dos Bombeiros de Lamego incluíram um desfile dos operacionais a pé e motorizado, uma romagem aos cemitérios como homenagem aos bombeiros e dirigentes falecidos, uma sessão solene e uma entrega de condecorações.
Na cerimónia, também foram benzidas novas viaturas, entre as quais uma ambulância de socorro, duas de transporte de doentes e um veículo de apoio logístico específico.