No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…
Reza a lenda que foi um árabe, há mais de mil anos,…
Seguimos caminho por Guimarães, berço de Portugal e guardiã de memórias antigas….
A Câmara de Lamego anunciou que vai realizar neste verão uma série de ações de patrulhamento e vigilância no concelho, contando com o envolvimento de jovens voluntários.
O objetivo é de prevenir e detetar o aparecimento de fogos florestais nomeadamente nas freguesias com maior risco de incêndio.
Segundo a autarquia liderada por Ângelo Moura, o reforço do patrulhamento a cargo da Proteção Civil municipal terá o apoio do programa “Voluntariado Jovem para a Natureza e Florestas” do Instituto Português do Desporto e da Juventude.
A Câmara acrescenta em nota que, neste sentido, a GNR de Lamego já realizou uma ação de formação para sensibilizar sobre a utilização dos meios de comunicação rádio e a coordenação e articulação entre as equipas de vigilância para a defesa da floresta contra os fogos, além dos procedimentos a adotar após a deteção de um incêndio.
No mesmo comunicado, a autarquia refere que, através destas ações, pretende “o estipulado no Plano Operacional Municipal, elaborado pela Comissão Municipal da Defesa da Floresta”, destacando também a colaboração das juntas de freguesia na adoção de medidas de proteção e autoproteção no âmbito dos programas Aldeia Segura e Pessoas Seguras.