No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…
Reza a lenda que foi um árabe, há mais de mil anos,…
Seguimos caminho por Guimarães, berço de Portugal e guardiã de memórias antigas….
Os concelhos de Resende e Lamego juntam-se às comemorações do Mês da Prevenção dos Maus-Tratos na Infância, que decorrerá neste mês de abril.
A Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de Resende, a Câmara Municipal, o Agrupamento de Escolas e a Santa Casa da Misericórdia irão organizar uma série de iniciativas para assinalar esta efeméride.
As quatro instituições irão realizar diversas atividades com o objetivo de sensibilizar a comunidade para a temática da prevenção dos maus-tratos na infância e juventude, em contexto online.
Com o mote “Serei o que me deres… que seja amor”, Resende vai promover a divulgação da história do laço azul, o símbolo da campanha, na página de Facebook da Câmara e expor um laço gigante na fachada do edifício da autarquia e junto ao Memorial da Cereja, bem como realizar a iniciativa “Melhor Laço Azul” em cada centro escolar, onde os alunos podem elaborar laços com base em materiais reciclados.
As fotografias dos laços serão publicadas no Facebook de cada centro escolar, sendo que o vencedor será o que tiver obtido mais gostos na publicação até 30 de abril. Os laços serão também expostos em locais públicos nas freguesias onde estão os centros escolares.
Em Resende, será ainda feito um questionário sobre os direitos das crianças que envolverá os alunos do ensino básico e secundário e a comunidade local através do Facebook da Câmara.
Já a Câmara de Lamego vai iluminar a Torre de Menagem do Castelo da cidade todas as noites de abril com o laço da campanha.
O objetivo da iniciativa passa por sensibilizar e alertar para a importância da prevenção dos maus-tratos na infância e na juventude.