No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…
Reza a lenda que foi um árabe, há mais de mil anos,…
Seguimos caminho por Guimarães, berço de Portugal e guardiã de memórias antigas….
A Câmara de Lamego lançou esta sexta-feira o programa “Fogo Seguro”, que pretende apoiar os munícipes na realização de queimadas e sensibilizá-los para a prevenção e minimização de riscos desta atividade, que muitas vezes resulta em incêndios florestais.
O plano foi apresentado nos Paços do Concelho com a presença de representantes das juntas de freguesia, GNR, PSP, Bombeiros Voluntários e Sapadores Florestais.
O programa, organizado no âmbito do Sistema de Gestão Integrada de Fogos Rurais, quer manter “uma postura próxima, permanente, ativa e pedagógica” junto da comunidade local, diz a autarquia, que apelará a “um espírito de responsabilidade coletiva na defesa e preservação da floresta”.
“Verificámos a existência de muitas dúvidas por parte da população em relação ao que devem fazer quando efetuam queimas ou queimadas, em terrenos confinantes a edificações e a aglomerados populacionais inseridos ou confinantes com espaços florestais. Por esta razão, decidimos criar este plano devidamente estruturado”, disse Fábio Duarte, vereador da Proteção Civil.
A população de Lamego pode pedir apoio na realização de queimadas, preenchendo o formulário disponível no site da Proteção Civil de Lamego, em www.prociv.cm-lamego.pt.