Pavilhão Multiusos Viseu 1
Pope Leo XIV elected as new pontiff
rio criz tondela poluição
arrendar casa
janela casa edifício fundo ambiental
Estate agent with potential buyers in front of residential house

Em tempos passados, não era o branco que marcava os casamentos, era…

05.05.25

A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…

05.05.25

Neste Dia da Mãe, o Jornal do Centro entrou em ação com…

04.05.25
rio criz tondela poluição
Tondela_CM_Manuel_Veiga 2
clemente alves candidato cdu lamego
Chefs Inês Beja e Diogo Rocha na ativação Academia dos Segredos Gastronómicos de Viseu Dão Lafões web
cm-penedono-turismo-patrimonio-arqueologico-Dolmen-da-Capela-de-Nossa-Senhora-do-Monte--Penela-da-Beira-
tintol e traçadinho
Home » Notícias » Diário » Lamego lança sistema de alertas no Mês da Proteção Civil

Lamego lança sistema de alertas no Mês da Proteção Civil

Iniciativa realiza-se no âmbito das comemorações do Dia da Proteção Civil, assinalado este sábado, e traz ações de sensibilização, simulacro e lançamento de plataformas municipais

 Lamego lança sistema de alertas no Mês da Proteção Civil - Jornal do Centro
27.02.25
fotografia: Câmara de Lamego
partilhar
 Lamego lança sistema de alertas no Mês da Proteção Civil - Jornal do Centro
27.02.25
Fotografia: Câmara de Lamego
pub
 Lamego lança sistema de alertas no Mês da Proteção Civil - Jornal do Centro

O município de Lamego organiza em março o Mês da Proteção Civil, que propõe atividades e iniciativas dedicadas à segurança e à Proteção Civil. A iniciativa realiza-se no âmbito das comemorações do Dia da Proteção Civil, assinalado este sábado (1 de março).

Nos primeiros dias de março (dias 1 a 9), vai ser lançado o sistema municipal de avisos AvisoLAMEGO, que envia alertas e informações essenciais por SMS, decorre uma visita da Universidade Sénior Jerónimo Cardoso ao Centro Municipal de Proteção Civil e realizam-se ações de sensibilização nas escolas do concelho.

A Câmara de Lamego sublinha que as ações do Mês da Proteção Civil visam “promover uma cultura de prevenção e preparação para situações de emergência”. “Esta iniciativa constitui uma oportunidade única para toda a comunidade se envolver ativamente na promoção da segurança e preparar-se melhor para situações de emergência”, acrescenta.

Entre 10 e 16 de março, continuam as ações nas escolas e realiza-se uma sessão de “mass training” de suporte básico de vida, dando a conhecer as técnicas essenciais de resposta a emergências médicas.

Dos dias 17 a 23, decorrem as ações de sensibilização em autoproteção e segurança contra incêndios em edifícios para comerciantes locais e do programa Floresta Segura da GNR, voltado para a prevenção de fogos rurais e a proteção ambiental. A Guarda Nacional Republicana também vai promover uma caminhada.

E, de 24 a 31 de março, vai ser lançada a plataforma SafeLamego, que, adianta a Câmara, pretende “facilitar a coordenação e a atuação dos agentes de proteção civil”. Na última semana, também vai estar patente uma exposição de equipamentos e recursos utilizados pelos diversos agentes de Proteção Civil e um simulacro.

O Mês da Proteção Civil é organizado pela Proteção Civil municipal de Lamego, em parceria com a PSP, a GNR, a Autoridade Marítima Nacional, a Polícia Marítima, o INEM, a EGIS Portugal, a Associação Ribaflor, os Bombeiros Voluntários de Lamego, a Cruz Vermelha, o Centro de Tropas de Operações Especiais e a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil.

pub
 Lamego lança sistema de alertas no Mês da Proteção Civil - Jornal do Centro

Outras notícias

pub
 Lamego lança sistema de alertas no Mês da Proteção Civil - Jornal do Centro

Notícias relacionadas

Procurar