No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…
Reza a lenda que foi um árabe, há mais de mil anos,…
Seguimos caminho por Guimarães, berço de Portugal e guardiã de memórias antigas….
Alexandre Hoffmann é o cabeça de lista da CDU por Viseu para as legislativas de 30 de janeiro.
O anúncio foi feito esta terça-feira (30 de novembro) pela coligação PCP-PEV. Alexandre Hoffmann Castela, de 33 anos, é biólogo de profissão e deputado na Assembleia Municipal de Lamego, além de escritor e dirigente da Organização Regional de Viseu do PCP.
O objetivo passa por tentar eleger pelo menos um lugar na bancada dos comunistas. Em declarações ao Jornal do Centro, o cabeça de lista garante que, caso seja eleito, vai levar os problemas do distrito para o debate no Parlamento.
“Consideramos que há uma série de problemas estruturais no distrito que devem ser combatidos e, portanto, é necessário levar esta voz à Assembleia da República”, afirma. Alexandre Hoffmann realça temas como a ferrovia, que é “uma luta já antiga”, e também a abolição das portagens na A24 e na A25.
Outra das preocupações do cabeça de lista passa pelo encerramento de serviços públicos na região, nomeadamente estações de correios, balcões bancários, tribunais, serviços de saúde e escolas, argumentando que o problema se agrava nas zonas mais rurais. O comunista defende também o reforço das valências nos Hospitais de Viseu e Lamego.
Alexandre Hoffmann lembrou ainda que o distrito tem seis dos dez concelhos mais pobres do país e defendeu a necessidade de tomar medidas urgentes para desenvolver mais o interior com medidas como “o aumento do salário mínimo e das pensões, uma rede de creches públicas, o reforço do SNS e a reabertura de vários serviços públicos”.
“Nada disto poderá ser feito sem o apoio concreto e palpável do tecido produtivo seja a sul ou a norte. São tudo problemas que deixaram de ser superficiais, mas estruturais de décadas em que o PCP tem sido voz ativa, e a forma mais presente de levar os anseios das populações é Viseu ter a oportunidade de poder eleger um ou mais deputados da CDU”, remata.
Nas últimas legislativas de 2019, a CDU – que teve Miguel Tiago como cabeça de lista – obteve 2,30 por cento dos votos no distrito.
Além da CDU, também o Bloco de Esquerda e o Livre já revelaram os seus cabeças de lista por Viseu. Os bloquistas avançam com Manuela Antunes, ex-candidata do partido à Câmara de Viseu nas autárquicas de setembro, enquanto o Livre escolheu Miguel Won.