No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…
Reza a lenda que foi um árabe, há mais de mil anos,…
Seguimos caminho por Guimarães, berço de Portugal e guardiã de memórias antigas….
A candidatura da Iniciativa Liberal (IL) reclama melhores acessibilidades na região de Viseu.
A comitiva do partido já passou pelo norte do distrito para fazer campanha eleitoral às legislativas.
O cabeça de lista do partido, Sérgio Figueiredo, disse que a falta de acessos é um problema grave que afeta cidadãos e empresas e “um dos entraves ao desenvolvimento do território”.
“O país é demasiado assimétrico e a distância entre o interior e o litoral adensa-se e sentimos que esse problema não é só nacional como também existe no próprio distrito”, lamentou o candidato.
O liberal olha com preocupação para os acessos no norte do distrito, que “tem um problema grave de acessibilidades com obras prometidas há décadas pelos governos socialistas”.
Sérgio Figueiredo lembrou os projetos do IC26 e da ligação Lamego-Trancoso, “que nunca mais passa para o terreno”, e também outras obras rodoviárias que estão à espera de avançar no distrito. “Há outras como o IC37 até Seia e a conclusão do IC12 entre Carregal do Sal, Canas de Senhorim e Mangualde”, acrescentou.
Já na agricultura, o cabeça de lista do IL lamentou os entraves vividos pelos grupos de ação locais, dizendo que estes “têm cada vez mais dificuldade em aceder a fundos europeus e trabalhar juntamente com os agricultores”.
Sérgio Figueiredo disse que o problema é agravado nomeadamente na zona do Douro, “que tem grande dificuldade em aceder aos fundos que estão a ser cada vez mais centralizados” nas comissões de coordenação e desenvolvimento regional (CCDR).
Algo que, concluiu o candidato, afasta “o poder de decisão e o escrutínio da aplicação dos mesmos das pessoas, dos agricultores e dos locais”.
Além do norte do distrito, a comitiva do IL também realizou campanha nos últimos dias na zona de Lafões.