No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…
Reza a lenda que foi um árabe, há mais de mil anos,…
Seguimos caminho por Guimarães, berço de Portugal e guardiã de memórias antigas….
O Iniciativa Liberal já tem cabeça de lista por Viseu nas legislativas de janeiro. Trata-se de Sérgio Figueiredo, que vai liderar a lista dos liberais pelo círculo eleitoral.
Já em 2019, o candidato tinha integrado a lista do partido, que era então encabeçada por Filipe Barbosa em estreia nas legislativas.
Agora, em declarações ao Jornal do Centro, Sérgio Figueiredo diz que o IL que alcançar um bom resultado na região, mas recusa dizer que o partido vai eleger pela primeira vez um deputado no distrito.
“Sabemos que qualquer partido que não seja dos históricos tem grandes dificuldades em eleger um deputado e nós estamos cá para lutar por isso. E esperamos ter, no dia 30 de janeiro, um resultado que nos orgulhe a todos”, afirma.
O cabeça de lista garante que os objetivos do partido “são sempre realistas”. “O liberalismo e o irracional não são de mãos dadas, uma coisa é o objetivo e outra é o sonho, mas estamos a lutar pelo melhor resultado possível. Os eleitores é que poderão dizer se elegemos um deputado”, acrescenta.
Os liberais prometem trazer como principal bandeira eleitoral a descentralização. Sérgio Figueiredo diz que Portugal “está demasiado centralizado e o interior sofre com isso”.
“A descentralização estará sempre nas nossas propostas, não só em Viseu mas a nível nacional. Nós somos a favor da descentralização do poder e de dar mais poder aos cidadãos porque está demasiado centralizado no Estado. Quando falamos em descentralização não falamos só do Orçamento do Estado, o próprio poder tem de ser descentralizado e nós estamos cá para lutar por isso”, explica.
O candidato frisa que uma candidatura baseada no interior “tem de ter esta tema como pilar do programa”.
Nas últimas legislativas em 2019, o IL teve 0,55 por cento dos votos no distrito.