No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…
Reza a lenda que foi um árabe, há mais de mil anos,…
Seguimos caminho por Guimarães, berço de Portugal e guardiã de memórias antigas….
O social-democrata António Leitão Amaro diz que o presidente da Câmara de Viseu, Almeida Henriques, deu um grande exemplo ao trocar o Governo pela vida autárquica quando se candidatou pela primeira vez em 2013.
O antigo secretário de Estado da Administração Local natural de Tondela lembrou com “saudade imediata” o autarca de Viseu, que morreu no último domingo (4 de abril) e será sepultado nesta segunda-feira (dia 5).
Em declarações ao Jornal do Centro, António Leitão Amaro recordou que Almeida Henriques trocou grandes responsabilidades nacionais pelo amor a Viseu.
“É uma saudade imediata de alguém que foi marcante e que conseguiu dar um grande sinal para todas as pessoas que têm responsabilidades maiores no país e que têm origens nas nossas terras, trocando projetos nacionais por um projeto que ele o tornou nacional, mas que era o amor pela sua cidade e região”, disse.
Leitão Amaro, que se recorda da altura em que Almeida Henriques “tomou a decisão de trocar a responsabilidade que tinha no Ministério da Economia por ficar em Viseu”, acrescenta que este é “um testemunho e um exemplo do amor muito grande que tinha a Viseu”, além do amor pela família.
Almeida Henriques era presidente da Câmara de Viseu desde 2013. O autarca faleceu na manhã do Domingo da Páscoa, no Hospital de São Teotónio, onde estava internado com Covid-19 há cerca de um mês. Tinha 59 anos e deixou para trás uma longa carreira política com direito também a passagens pelos mundos empresarial, associativo e cultural.
Além de presidente da Câmara, Almeida Henriques foi ainda deputado no Parlamento, vice-presidente da Associação Nacional de Municípios Portugueses, vice-presidente do grupo parlamentar do PSD, presidente da Assembleia Municipal de Viseu, presidente da Associação Empresarial da Região de Viseu, presidente do Conselho Empresarial do Centro e secretário de Estado Adjunto da Economia e do Desenvolvimento Regional, entre outros cargos.
Para esta segunda-feira, estão marcadas as cerimónias fúnebres de Almeida Henriques, que contarão com a presença do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa. O corpo do autarca de Viseu vai sair do Hospital de São Teotónio às 16h00.
O cortejo começa na Rua Prof. Egas Moniz (junto ao Hospital), e percorrerá algumas das ruas principais da cidade, passando, por exemplo, na Avenida Alexandre Herculano e na rotunda de Santa Cristina.
O corpo seguirá depois pelo centro histórico da cidade, com passagens na Praça Dom Duarte, na Rua do Adro, Largo Pintor Gata, Largo Major Teles, rotunda D. João I e Avenida 25 de Abril. O trajeto inclui em seguida a passagem pelo Rossio, continuando pela Avenida António José de Almeida e pela Avenida da Europa e terminando no cemitério de Abraveses, onde Almeida Henriques será sepultado. A Câmara de Viseu decretou três dias de luto municipal.