A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…
Neste vídeo, viajamos até Castro Daire para conhecer um dos tesouros mais…
Nesta Páscoa, há tradições que se destacam e os ovos de pano…
A Junta de Freguesia de Silgueiros, no concelho de Viseu, lançou um apelo à população para que tenha“civismo” e “preserve o ambiente”. O alerta surgiu nas redes sociais depois de ter sido retirada uma grande quantidade de lixo do espaço da feira mensal.
“As questões do ambiente preocupam-me bastante e o que está aqui em causa é a falta de civismo e de respeito para com as restantes pessoas da comunidade”, disse ao Jornal do Centro o presidente da freguesia.
Rui Mendes lamenta que as pessoas não recorram ao serviço de recolha gratuita e optem por abandonar “monstros” e lixo comum.
“Na zona onde foi abandonado o lixo temos uma ilha com um vidrão e, mesmo assim, havia garrafas de vidro no chão. Para os monstros, há um serviço do Planalto Beirão que recolhe gratuitamente estes resíduos, basta marcar e aguardar dois ou três dias e as pessoas preferem abandonar na via pública, não respeitando as regras e a lei”, contou.
O autarca frisou ainda que a falta de civismo leva a que “o Planalto Beirão limpe de manhã e à noite as pessoas voltam a deixar lixo no mesmo local”.
“É preciso definir mecanismos para travar esta situação, isto acontece nesta freguesia e em outras freguesias do concelho e mesmo na cidade. Além da consciencialização das pessoas é preciso encontrar soluções e podem passar por punir mais quem prevarica, ainda que não seja fácil”, destacou.
Rui Mendes disse ainda que, além do espaço da feira mensal, outro ponto critico de abandono de lixo é junto à escola EB 2/3.
O autarca contou ainda que esteve já reunido com o município e o Planto Beirão para “tentarem encontrar soluções”.
Esta não é a primeira junta de freguesia a lançar alertas, recentemente a Junta de Repeses e São Salvador lamentou o abandono de vários objetos domésticos junto aos contentores de resíduos. Numa fotografia divulgada pela junta podia ver-se eletrodomésticos, um sofá, caixotes, material alusivo ao Natal, produtos sanitários ou vários restos de madeira.
Também a Câmara Municipal já fez vários apelos à população devido ao lixo abandonado em vários pontos da cidade como Bairro do Viso, na Avenida Capitão Silva Pereira ou junto ao Cemitério Novo.