Miauuu! Chamaram por mim? Sou a Bella, a gatinha mais fofinha, saltitante…
A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…
O Natal é um momento de união, onde o amor se torna…
por
Joaquim Alexandre Rodrigues
por
Jorge Marques
Um travo cabo-verdiano, uma pitada de Nova Iorque à mistura e uma colherada de ambiente afro-caribenho. O prato está servido, e são dois dias de jazz espalhado pela cidade de Viseu, tudo enquadrado no festival Que Jazz É Este.
Esta sexta-feira, a tarde começa com muita animação, com a Rádio Escolar Mundão a tomar conta da Rádio Rossio às 14h00. Uma hora mais tarde, acontece uma performance do laboratório de experimentação sonora no Parque Aquilino Ribeiro. Depois da animação de Ricardo Ramos, à frente da Rádio Rossio às 17h00, o trio liderado por Luís Vicente atua na Casa do Miradouro. O trompetista é acompanhado por Gonçalo Almeida no contrabaixo e Pedro Melo Alves na bateria.
A grande atuação da noite de hoje acontece no Parque Aquilino Ribeiro às 21h30, hora em que o coletivo Gira Sol Azul partilha o palco com Lura, a cantora portuguesa de ascendência cabo-verdiana. Ilda atua no Carmo’81 Às 23h00, local onde decorre uma jam session.
No sábado, a festa começa logo pela manhã, com Catarina Machado e Rui “Tigrão” Gomes na Rádio Rossio pelas 11h00. À tarde, será a vez da Rádio Escola Azeredo Perdigão ficar encarregue da emissão de rádio no Parque Aquilino Ribeiro assim como na Rádio Jornal do Centro – parceiro da Rádio Rossio.
Às 15h00, é altura do Combo da Escola Profissional da Serra da Estrela atuar no Parque da Cidade. Uma apresentação onde os alunos de Sopro e Percussão vão percorrer estéticas como swing, blues e funk. Uma hora depois, Raquel Castro toma conta da emissão da Rádio Rossio. Na Casa do Miradouro, é a vez de o quarteto composto pelo guitarrista André Matos, a vocalista Sara Serpa, o saxofonista John O’Gallagher e o baterista João Pereira levarem o público numa viagem pelo seu álbum mais recente, “Night Birds”. O espetáculo de influências nova-iorquinas tem início às 17h00.
No Teatro Viriato, pelas 19h00, o músico e videógrafo nórdico Nils Berg vai apresentar uma performance que combina o concerto de jazz com o filme do realizador Donovan von Martens. De volta ao Parque Aquilino Ribeiro, a cantora, compositora e guitarrista Mäe Defays apresenta um concerto onde o seu novo projeto, “A Deeper Ocean”, combina as emoções humanas com a exploração pessoal e a herança cultural. Uma música com influências soul e afro-caribenhas, em exibição a partir das 21h30.
O Combo do Conservatório de Música do Porto apresenta o seu repertório às 23h00, proporcionando aos alunos a experiência de apresentarem ao público a mestria com que têm desenvolvido a arte de tocar jazz. A noite termina com uma jam session, onde, a partir das 23h45, músicos amadores e profissionais podem tocar em conjunto e dar asas ao poder da improvisação.