No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…
Reza a lenda que foi um árabe, há mais de mil anos,…
Seguimos caminho por Guimarães, berço de Portugal e guardiã de memórias antigas….
Mais de 1.500 pessoas participaram na iniciativa “Viseu Dão Lafões Pé ante Pé”, organizada pela Comunidade Intermunicipal (CIM), no último verão. O balanço foi divulgado esta quarta-feira. O projeto visou dar a conhecer os percursos pedestres da região.
Em comunicado, a CIM diz que a iniciativa “superou as melhores expetativas” com 14 caminhadas realizadas entre os meses de maio e outubro em cada um dos 14 concelhos que integram a comunidade. O primeiro passeio ocorreu em Vouzela e o último em Vila Nova de Paiva.
Desenvolvida com os municípios, a “Viseu Dão Lafões Pé ante Pé” nasceu com o objetivo de ativar a Rede de Percursos Pedestres de Viseu Dão Lafões. “As 14 caminhadas apresentaram níveis de dificuldade fácil e médio, com um enquadramento cénico que presenteou os participantes com os melhores argumentos naturais da região”, recorda a Comunidade Intermunicipal.
Os amantes do turismo de natureza “tiveram a oportunidade de descobrir as grandes mais-valias de Viseu Dão Lafões, ficando a conhecer alguns dos melhores percursos e locais de interesse, não apenas na área do turismo ativo, como também no património natural, cultural e histórico, sem esquecer o enoturismo, a gastronomia e o bem-estar”, recebendo também um kit de participante.
O “Viseu Dão Lafões Pé ante Pé” faz parte da estratégia de ‘walking & cycling’ implementada pela CIM para promover e valorizar o território. Um projeto “mais vasto” que inclui também a implementação de percursos pedestres, centros BTT e um centro de trail em toda a região, num investimento superior a 500 mil euros.
“Com este investimento, a CIM promoveu intervenções de qualificação e sinalização de um vasto conjunto de percursos pedestres e cicláveis por todo o território, contribuindo para a sua valorização, ao melhorar as suas condições de acesso e utilização”, acrescenta a entidade intermunicipal.
O presidente da Comunidade Intermunicipal, Fernando Ruas, defende que Viseu Dão Lafões “seja a escolha natural para quem procura os melhores trilhos pedestres e percursos de bicicleta no país”.
“Estamos a trabalhar afincadamente nesse sentido. A região tem fortes argumentos para que assim seja, em todos os seus 14 municípios”, diz.