A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…
Já tem ementa para a sua mesa de Consoada? Temos a sugestão…
Com a descida das temperaturas, os cultivos necessitam de mais tempo para…
por
Margarida Benedita
por
Joaquim Alexandre Rodrigues
por
Rita Mesquita Pinto
São 10 obstáculos, uma distância de aproximadamente um quilómetro e mais de 150 participantes. A primeira edição do Firestorm Challenge acontece na manhã deste sábado (26 de outubro), na cidade de Viseu, e vai desafiar os participantes a concluir a prova no menor tempo possível, num verdadeiro teste à condição física dos participantes. A iniciativa é dos Bombeiros Voluntários de Viseu.
Na prova estão inscritos civis e elementos de várias corporações do distrito de Viseu, nomeadamente Bombeiros Voluntários de Mangualde, Cabanas de Viriato, Carregal do Sal, Castro Daire, Vila Nova de Paiva ou os Sapadores de Viseu e vindas de várias partes do país como Guimarães, Penafiel ou Nazaré.
Entre os obstáculos que os participantes terão pela frente estão um túnel, um muro de pedra com mais de um metro de altura, puxar mangueiras, transportar um extintor ou passar um tanque de espuma. Mas há também momentos que a organização acredita que vão ser icónicos.
“Nos obstáculos destaco um que aparece na fase inicial da prova que é a mítica escada portuense. Uma escada em madeira e que é uma verdadeira referência ao passado dos bombeiros. Este obstáculo estará na zona histórica e vai mostrar aos presentes como era a escada usada pelos bombeiros antes do aparecimento das autoescadas”, contou ao Jornal do Centro o bombeiro Eduardo Santos, um dos responsáveis pela iniciativa.
Segundo o elemento dos Voluntários de Viseu, há outro obstáculo que também vai gerar alguma curiosidade. “A subida da Calçada de Viriato será outro momento interessante, já que os participantes vão ultrapassar este obstáculo carregados com todo o equipamento que é usado no combate a incêndios urbanos e que pode chegar a pesar 25kg”, disse.
O Firestorm Challenge arranca junto ao rio Pavia, nas imediações do Pavilhão Multiusos de Viseu, a partir das 9h00, e termina em frente a Sé de Viseu, cerca das 12h00. A saída dos atletas será feita de 4 em 4 minutos, com quatro elementos de cada vez.
Eduardo Santos contou ainda que esta é uma iniciativa que “foi pensada há muito, mas que só agora foi possível concretizar, também alavancada pelas comemorações de Viseu Cidade Europeia do Desporto”. Quanto ao número de inscritos, o responsável diz estar “bastante satisfeito e agradado”.
“Temos várias provas deste género, como o Bombeiro de Ferro, no Porto, o Bombeiro D’Areia, em Esmoriz, ou o Quebra Costas, em Coimbra, e a nossa ideia era ter algo que reunisse um pouco de cada uma delas”, contou.
Agora, o objetivo passa por dar continuidade à iniciativa e, até, poder juntar todas as provas numa espécie de campeonato.
“Gostávamos de poder reunir com outras organizações para encontrarmos uma solução para criarmos uma liga ou um campeonato. As provas teriam classificações e no final haveria um somatório de todas”, contou.
Já o comandante dos Bombeiros Voluntários de Viseu destacou esta iniciativa como uma forma de “a corporação estar cada vez mais próxima dos cidadãos”.
“A população costuma interagir com as corporações em situações de socorro, como incêndios, acidentes ou transporte de doentes e queremos que esteja cada vez mais próxima dos bombeiros em outras situações e por melhores razões”, começou por dizer João Leal.
Para o comandante, “iniciativas como esta têm também o objetivo de divulgar a corporação que tem quase 140 anos de história, consciencializar para a importância da atividade física e potenciar o recrutamento, atraindo mais homens e mulheres para o corpo de bombeiros”, frisou.
Prova obriga a condicionamento de trânsito
A realização do Firestorm Challenge acontece em algumas artérias da cidade e, por isso, “para garantir a segurança dos participantes e dos demais utentes da via, a PSP de Viseu irá proceder ao corte e condicionamento do trânsito”.
Estes condicionamentos vão acontecer entre as 09h00 e as 13h00, em várias artérias, explicou a autoridade em comunicado.
Os cortes de trânsito serão feitos na Rua Ponte de Pau entre a estação do Campo de Viriato e a Rua Serpa Pinto; na Rua Silva Gaio desde o cruzamento da Rua Srª. do Postigo e a Calçada de São Mateus até à Rua Maximiano Aragão; Rua do Arvoredo; Largo Pintor Gata; Rua Chão do Mestre; Rua Augusta Cruz; Praça Dom Duarte; Rua Dr. Luis Ferreira (Rua do Comércio); e Adro da Sé.
Já em relação às artérias condicionadas, a PSP informa que “os veículos provenientes da Rua Cruz Moreira Pinto só poderão subir a Rua Ponte de Pau (sentido contrário ao do trânsito) e saída pela Rua Serpa Pinto”.
A PSP alerta ainda os condutores que podem utilizar a aplicação WAZE, para facilitar na circulação rodoviária, e pede “a colaboração e a compreensão de todos”.