No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…
Reza a lenda que foi um árabe, há mais de mil anos,…
Seguimos caminho por Guimarães, berço de Portugal e guardiã de memórias antigas….
A Proteção Civil municipal de Carregal do Sal exterminou 173 ninhos de vespa asiática no último ano. O balanço foi feito esta segunda-feira (31 de janeiro) pelo município local. Mesmo assim, segundo a autarquia, os números indicam uma quebra de menos 145 ninhos eliminados em comparação com 2021, ano em que foram tratados 318.
Os ninhos estavam principalmente concentrados nas freguesias de Oliveira do Conde, onde foram detetados 54 ninhais, e Carregal do Sal, com 46. A maioria foi avistada em carvalhos (41) e pinheiros (29). Os Bombeiros de Carregal do Sal trataram de 122 ninhos e os de Cabanas de Viriato 51.
“A Proteção Civil do Concelho tem-se empenhado no combate a esta praga respondendo de forma célere às denúncias efetuadas, quer pela população, quer pelas instituições, conforme estabelecido no Plano de Ação para a Vigilância e Controlo da Vespa Velutina em Portugal”, é enaltecido na nota divulgada pela Câmara Municipal.
A autarquia presidida por Paulo Catalino (PS) apela à colaboração da população e à denúncia da existência de ninhos de vespa velutina contactando as autoridades, o município e as juntas de freguesia do concelho.