No coração verde do concelho de Viseu, Côta é uma aldeia onde…
Nasceu, em Cinfães, a Quinta da Maria, um projeto turístico com alma…
No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…
Mais de 600 crianças de Viseu vão estar esta semana na Quinta da Cruz, em Viseu, no festival de práticas artísticas Educarte. O evento arrancou esta terça-feira e vai prolongar-se até sábado (8 de junho), dia dedicado ao público em geral.
Oficinas temáticas e espetáculos que cruzam as artes plásticas e performativas com a natureza e o ambiente marcam a programação do Educarte, voltado para a comunidade escolar de Viseu. Este ano, o festival vai levar até à Quinta da Cruz 619 crianças provenientes de 11 escolas e instituições do concelho.
São elas o Jardim de Infância de Vildemoinhos, AVISPT21, Jardim de Infância do Centro Social da Paróquia de São Salvador, Escola Básica de Vildemoinhos, APPACDM – Internato Victor Fontes, Pré-Escolar da Escola Básica Mestre Arnaldo Malho, Pré-Escolar da Escola Básica Rolando de Oliveira, Escola Básica de São Salvador, Jardim de Infância de São Salvador, Escola Básica da Balsa e Jardim de Infância Infantinhos Quinta do Bosque.
Já o último dia está reservado para as famílias. São seis as oficinas agendadas e que propõem crianças e jovens a observar o sol, aplicar a técnica de stencil e construir um terrário. A participação nestas atividades é gratuita, sujeita a inscrição prévia através do endereço de e-mail quintadacruz@cmviseu.pt ou do número 232 423 343.
O destaque vai para a oficina especial “O Tio Tónio e os seus Sobrinhos”, que a Quinta Oficina irá levar às crianças do serviço de pediatria do Hospital de Viseu. As crianças hospitalizadas irão receber a visita de um palhaço que promete levar alegria, esperança e a solidariedade das crianças que passaram pelo Educarte.
Durante a manhã, na Quinta da Cruz, o Tio Tónio recebe as crianças para, juntos, criarem momentos de animação que serão levados à tarde ao Hospital de Viseu.
A encerrar o festival, pelas 17h30, estará o espetáculo “As Tormentas do Vasco na Cama”, uma comédia de animação teatral com música ao vivo e que é também dinamizada pela Associação Quinta Oficina. A participação é gratuita.