fernando ruas
Conf Rampa Caramulo 1
Judo Clube Viseu
casas habitação aluguer comprar
WhatsApp Image 2025-05-28 at 115107
aluguer aluga-se casas

Neste episódio de “A comer é que a gente se entende”, descobrimos…

08.07.25

A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…

07.07.25

Rimas sociais, um podcast que dá voz às causas sociais urgentes através…

02.07.25
autárquicas 25
psd
domingos nascimento tarouca autárquicas
CasadeSantar_4
pexels-weekendplayer-735869
Captura de ecrã 2025-06-26 171722
Home » Notícias » Concelho » Viseu » Mais de 8 mil pessoas já visitaram exposição de Paula Rego em Viseu

Mais de 8 mil pessoas já visitaram exposição de Paula Rego em Viseu

Devido à afluência, Museu Grão Vasco prolonga a mostra "Meninas Exemplares"

 Mais de 8 mil pessoas já visitaram exposição de Paula Rego em Viseu - Jornal do Centro
25.06.25
fotografia: Museu Nacional Grão Vasco
partilhar
 Mais de 8 mil pessoas já visitaram exposição de Paula Rego em Viseu - Jornal do Centro
25.06.25
Fotografia: Museu Nacional Grão Vasco
pub
 Mais de 8 mil pessoas já visitaram exposição de Paula Rego em Viseu - Jornal do Centro

Mais de oito mil pessoas visitaram a exposição “Meninas Exemplares”, de Paula Rego, patente no Museu Nacional Grão Vasco, em Viseu, desde o dia 15 de março. Devido à afluência, o espaço museológico informa que a mostra se prolonga até ao próximo dia 27 de julho. 

Em comunicado de imprensa, o Museu dá conta que “devido à afluência e ao interesse da comunidade local e dos visitantes, o Museu Nacional Grão Vasco e a Fundação D. Luís I/ Casa das Histórias Paula Rego decidiram prolongar a exposição”.

A mostra “Meninas Exemplares” está patente desde o dia 15 de março, e desde então visitaram a exposição, segundo a nota de imprensa, 8239 visitantes, “o que reforça o forte impacto desta iniciativa cultural”.

Compõem a exposição cerca de 20 obras da Casa das Histórias, “organizadas em três núcleos que exploram as narrativas literárias que inspiraram Paula Rego”, especialmente temas como a infância, a figura feminina e questões sociais como o aborto.

Segundo conta o Museu, o prolongamento da exposição até 27 de julho tem como objetivos responder ao crescente interesse e “permitir ao público explorar esta mostra singular, inserida num contexto museológico de excelência no centro histórico de Viseu, e que estreita o diálogo entre arte contemporânea e o legado de Grão Vasco”.

O espaço museológico aborda ainda as “atividades complementares” que tem vindo a desenvolver, tais como visitas temáticas e oficinas, para “fomentar a participação ativa da comunidade”.

O objetivo da exposição, de acordo com a Museus e Monumentos de Portugal, passa por “diversificar os públicos que visitam o Museu Nacional Grão Vasco, atraindo especialmente os mais interessados em arte contemporânea”.

Além disso, esta parceria entre o Museu Nacional Grão Vasco e a Fundação D. Luís I procura ainda “desenvolver um conjunto de atividades que envolvam a comunidade na discussão de alguns temas que a obra de Paula Rego inevitavelmente enuncia”.

Nascida em 1935, Paula Rego tornou-se numa artista incontornável dentro da pintura portuguesa. Residiu e trabalhou em Londres, cidade onde estudou pintura, na Slade School of Fine Art, entre 1952 e 1956. As suas obras estão fortemente associadas aos ideais de emancipação da mulher e ao movimento feminista.

A obra de Paula Rego, contudo, não se limitou apenas à pintura, cruzando-se com a literatura ou a poesia — territórios artísticos que são confrontados nesta exposição.

A mostra fica, assim, patente até ao dia 27 de julho, no Museu Nacional Grão Vasco.

pub
 Mais de 8 mil pessoas já visitaram exposição de Paula Rego em Viseu - Jornal do Centro

Outras notícias

pub
 Mais de 8 mil pessoas já visitaram exposição de Paula Rego em Viseu - Jornal do Centro

Notícias relacionadas

Procurar