No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…
Reza a lenda que foi um árabe, há mais de mil anos,…
Seguimos caminho por Guimarães, berço de Portugal e guardiã de memórias antigas….
Doze alunos do Agrupamento de Escolas de Tabuaço receberam o Prémio Abel Botelho, por se terem destacado com o melhor desempenho no último ano letivo. A distinção foi entregue no final da semana passada pela autarquia local.
Este ano, o prémio – que completou a 19.ª edição – ascendeu aos 9.250 euros. O galardão é entregue desde 2004 para assinalar a vida e obra do escritor Abel Botelho, natural de Tabuaço que nasceu a 23 de setembro de 1854.
Além do reconhecimento dado aos melhores alunos do concelho, o município voltou a apostar na reedição da obra literária do autor comemorando os 167 anos do nascimento do autor.
Este ano foi reeditado “Amanhã”, considerado o primeiro romance português com um enredo passado no seio da classe operária documentando as primeiras linhas do pensamento anarquista em Portugal.
Ao longo das 19 edições da iniciativa, a Câmara de Tabuaço deu 124.250,97 euros aos melhores alunos do Agrupamento. Já o investimento na reedição das obras de Abel Botelho rondou os 77.597,02 euros.
A entrega do prémio ficou também marcada pela apresentação do projeto Planeta Show com a presença da cantora Áurea. O Planeta Show é um projeto pedagógico que quer promover o desenvolvimento sustentável.
O presidente do município, Carlos Carvalho, destacou a importância da iniciativa que representa “um dos pontos altos do cenário educativo” em Tabuaço.
“Se por um lado celebramos a vida e obra de Abel Botelho, um dos grandes vultos da literatura portuguesa, nascido em Tabuaço, e cuja obra tem sido trazida à leitura e ao conhecimento pela Câmara Municipal ao longo destes anos, celebramos também a dedicação, o empenho e o futuro dos nossos alunos”, disse.