No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…
Reza a lenda que foi um árabe, há mais de mil anos,…
Seguimos caminho por Guimarães, berço de Portugal e guardiã de memórias antigas….
A Câmara de Tondela eliminou 973 ninhos de vespa asiática durante o último ano. O balanço foi divulgado esta segunda-feira (17 de janeiro) pela autarquia.
O município agora presidido por Carla Borges revelou em nota que, em 2021, os seus serviços higiossanitários receberam 973 participações da presença de ninhos primários e secundários de vespa velutina, tendo os mesmos sido eliminados.
A maioria das vespas foi eliminada em setembro, com 308 ninhos destruídos, seguido dos meses de outubro (194), agosto (162), julho (106) e novembro (99).
“Para ajudar no combate desta espécie invasora, foram distribuídos nos meses de fevereiro, março e abril, do mesmo ano, atrativo utilizado nas armadilhas para captura de vespas fundadoras de ninhos primários”, lembra o comunicado.
A vespa velutina é uma espécie predadora da abelha, originando um impacto negativo significativo junto das colmeias, afetando gravemente o setor apícola, refletindo-se na produção de mel. A destruição dos ninhos é considerada o melhor método para limitar localmente o impacto desta espécie.
A Câmara de Tondela lembra que, em caso de avistamento, os munícipes devem contactar os serviços higiossanitários, através dos números 962 011 528 e 962 038 744, do email geral@cm-tondela.pt ou por via presencial, além de poder fazer o registo de avistamento na plataforma StopVespa.
Alguns concelhos da região também fizeram balanços do combate à vespa asiática. No último ano, a autarquia de S. Pedro do Sul eliminou cerca de 1.200 ninhos no concelho, enquanto a de Cinfães disse ter destruído 400.