câmara resende
policia-judiciaria
barco douro cinfaes
janela casa edifício fundo ambiental
casa-habitacao-chave-na-mao - 1024x1024
aluguer aluga-se casas

No coração verde do concelho de Viseu, Côta é uma aldeia onde…

16.02.26

Nasceu, em Cinfães, a Quinta da Maria, um projeto turístico com alma…

12.12.25

No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…

21.08.25
jose-damiao-tarouca-232
ps campanha
camapnha10
roberto rodrigues escanção
CVRDao_2
March-711-4
Home » Notícias » Concelho » Tondela » Mais de meia centena de pilotos e milhares de visitantes na mítica Rampa do Caramulo

Mais de meia centena de pilotos e milhares de visitantes na mítica Rampa do Caramulo

Prova está de volta à estrada já no próximo fim de semana (12 e 13 de julho)

 Feira de São Mateus: Bombeiros resgatam pessoas presas em diversão
08.07.25
fotografia: Jornal do Centro
partilhar
 Feira de São Mateus: Bombeiros resgatam pessoas presas em diversão
08.07.25
Fotografia: Jornal do Centro
pub
 Mais de meia centena de pilotos e milhares de visitantes na mítica Rampa do Caramulo

A mítica Rampa do Caramulo está de volta à estrada já no próximo fim de semana (12 e 13 de julho). A prova automobilística, que vai para a 34ª edição, conta com a participação de mais de meia centena de pilotos. Na assistência estima-se que estejam mais uma vez milhares de pessoas. A organização é do Município de Tondela, Caramulo Racing Team e Targa Clube.

Integrada no Campeonato de Portugal de Montanha, esta será a sexta prova da temporada, num fim de semana que promete ser cheio de velocidade e emoção, tudo num traçado histórico e muito rápido.

Nuno Pinto, do Caramulo Racing Team, prometeu “uma boa prova”, com os principais pilotos nacionais do Campeonato Nacional de Montanha e nas categorias de maior relevo: protótipos e GT. 

“Temos uma lista de inscritos com 56 viaturas. Estão presentes aqueles que são os principais participantes deste campeonato que é muito competitivo. As categorias estão todas muito bem preenchidas e, portanto, tudo está preparado. O S. Pedro irá colaborar pelo que teremos aqui fim de semana em grande, de muita adrenalina”, declarou. 

Entre os pilotos participantes destaque para a presença do atual tricampeão nacional Hélder Silva, da comitiva JC Correia e de três corredores de Tondela, mais concretamente do Caramulo: Fernando Salgueiro, Ricardo Loureiro e Tiago Patrício Gouveia. 

Com uma distância de cerca de três quilómetros, a Rampa do Caramulo destaca-se por “ter uma das pistas mais rápidas do país”, mas também por ser das competições “mais seguras do campeonato”. 

“Este ano estão a ser montadas as guardas, rails e está a ser feita uma melhoria e um reforço da segurança, cumprindo com o que Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting (FPAK) solicitou. Agradecer ao município que tem estado connosco neste trabalho e que tem permitido que a Rampa do Caramulo tenha estas características: é a mais rápida do campeonato, mas também é muito segura”, vincou Nuno Pinto. 

Já para a presidente da Câmara de Tondela, esta é já uma marca do concelho. “Esta é uma rampa com uma mística indiscutível. O facto de estar associada à vila também a torna especial e diferente”, frisou Carla Antunes Borges, acrescentando que “o desporto automóvel é uma das marcas do Caramulo”, sendo um dos seus polos de atração turística e estando “intrinsecamente ligado” à serra. 

Lembrando que a Rampa do Caramulo já é uma “prova bastante consolidada”, a autarca realçou que “o evento é uma organização automobilística de elevada segurança, não só para os pilotos participantes, mas também para aqueles que querem ver os magníficos carros e as provas realizadas por todos os concorrentes”. 

Por seu lado, Fernando Batista, presidente do Targa Clube, lembrou que “em boa hora” a sua coletividade esteve envolvida há 19 anos no regresso desta prova que é “uma das melhores rampas organizadas no país”. 

“Se a sorte nos acompanhar, que é preciso e indispensável, ao menos que o evento decorra como em 2024. A rampa tem as suas características próprias e é ímpar. Faço votos que continuem, estamos a apresentar a 34ª e que venham muitos mais anos”, referiu. 

Horários principais 

Sábado – 12 julho

14h00 – 1ª subida treinos oficiais 

15h30 – 2ª subida treinos oficiais 

16h45 – 1ª subida oficial 

Domingo – 13 julho 

10h00 – treino livre

12h15 – 3ª subida treinos oficiais 

13h30 – 2ª subida oficial 

14h45 – 3ª subida oficial 

pub
 Feira de São Mateus: Bombeiros resgatam pessoas presas em diversão

Outras notícias

pub
  • Clube Auchan. Registe-se e comece a poupar
  • Habifactus - Viseu cresce e nós crescemos consigo. A sua imobiliária de confiança há 23 anos.
  • Janelas 4Life. Qualidade, inovação e sustentabilidade
  • ReMax Dinâmica, a agencia numero 1 no Distrito de Viseu
 Feira de São Mateus: Bombeiros resgatam pessoas presas em diversão

Notícias relacionadas

Procurar