No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…
Reza a lenda que foi um árabe, há mais de mil anos,…
Seguimos caminho por Guimarães, berço de Portugal e guardiã de memórias antigas….
A Comunidade Intermunicipal Viseu Dão Lafões viu aprovada uma candidatura para a promoção do sucesso educativo na região, que prevê um investimento de cerca de 3,4 milhões de euros.
Numa nota, a CIM explica que a candidatura cofinanciada pelos fundos do Centro 2020, Portugal 2020 e Fundo Social Europeu quer “dar continuidade ao trabalho já desenvolvido e consubstancia um plano integrado e inovador de combate ao insucesso e abandono escolar” com redes colaborativas de escolas e municípios, a partilha de recursos e a realização de ações orientadas para a superação de limitações e problemas educativos.
O presidente da Comunidade Intermunicipal, Fernando Ruas, acrescenta que a candidatura vai assegurar “a continuidade de diversas iniciativas de capacitação e promoção da educação e da qualificação da região”.
Entre esses projetos organizados em parceria com os municípios e os agrupamentos de escolas, estão a exposição ambiental “O Futuro é Amanhã”, o Laboratório Móvel das Ciências, o projeto Wanted – Escolas Empreendedoras, o “Descobrir e Aprender em Viseu Dão Lafões” e o projeto de educação financeira “No Poupar Está o Ganho”.
A CIM refere que, com estes projetos, “tem vindo a assumir um papel ativo e dinâmico no que respeita à implementação de ações estruturadas que visam a promoção do sucesso educativo”.
Fernando Ruas acrescenta que a CIM tem realizado “uma forte aposta” em projetos educativos e tido “uma preocupação constante em promovermos o sucesso” dos alunos. “Cremos que, desta forma, contribuímos para a criação de futuros adultos mais qualificados e capazes”, diz.