No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…
Reza a lenda que foi um árabe, há mais de mil anos,…
Seguimos caminho por Guimarães, berço de Portugal e guardiã de memórias antigas….
A empresa de ferramentas manuais Ernesto L. Matias, Lda. está a construir as suas futuras instalações, em Mangualde, com um investimento que ronda os 3,5 milhões de euros.
O anúncio foi feito pela Câmara Municipal. A empresa, também conhecida como Ferramentas Verdugo, é hoje gerida pela terceira geração familiar e considerada “uma referência nacional e internacional na área das ferramentas manuais para agricultura e construção civil”, acrescenta a nota da autarquia.
O município acrescenta que o investimento “moderniza e fortalece o tecido empresarial do concelho”.
A companhia foi fundada em 1928, quando o seu fundador, Ernesto Lourenço Matias, decidiu instalar uma pequena oficina de ferreiro. Em 1950, este passou a contar com a ajuda do filho, João Matias, que mais tarde viria a assumir, em conjunto com o pai, a gestão da empresa.
Os produtos passaram depois a ser exportados para Angola, Moçambique, Cabo Verde, Espanha e Alemanha, entre outros países. Atualmente, a exportação representa mais de 50 por cento da faturação da Ernesto L. Matias.
“Ernesto Matias já não está entre nós, mas deixou o seu legado bem vivo e presente nas gerações que lhe sucederam no comando da empresa (seu filho e netos), bem como em muitos dos que com ele conviveram”, finaliza o comunicado.