No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…
Reza a lenda que foi um árabe, há mais de mil anos,…
Seguimos caminho por Guimarães, berço de Portugal e guardiã de memórias antigas….
A Câmara de Mangualde vai lançar o Orçamento Participativo Jovem. A iniciativa foi anunciada pela autarquia, que quer ouvir as opiniões dos jovens do concelho e envolvê-los “nas dinâmicas de governação do concelho”.
Segundo o município presidido por Marco Almeida, o novo orçamento visa como objetivo promover “uma melhor adequação das políticas municipais às necessidades e aspirações da nova geração de adultos/eleitores”, além de incentivar o diálogo entre eleitos, técnicos municipais e a comunidade jovem, contribuir para a educação cívica e aprofundar a transparência da atividade autárquica.
As propostas podem ser enviadas a partir desta segunda-feira (7 de março) no site www.euparticipo.cmmangualde.pt ou presencialmente nas assembleias participativas que decorrerão por todo o concelho, até 31 de março, por jovens com idades entre os 12 e os 29 anos e também por associações juvenis sediados no concelho. Cada participante pode apresentar apenas uma proposta.
“A iniciativa municipal contribuirá para o exercício de uma participação informada, ativa e responsável, pretendendo estimular a consciência coletiva e a responsabilidade comunitária dos jovens de Mangualde”, acrescenta o executivo municipal.
O presidente da Câmara, Marco Almeida, refere que o Orçamento Participativo Jovem quer “estimular os nossos jovens a adotarem um pensamento dinâmico e crítico sobre o território onde vivem, estudam ou trabalham”.
“O Orçamento Participativo Jovem permite que os jovens não só apresentem as suas ideias, mas também que as construam, debatam e concretizem, estreitando a sua ligação com a autarquia. Deste modo, o município reforça os mecanismos que permitem adequar as políticas públicas municipais às reais necessidades da juventude, melhorando assim, a qualidade da democracia concelhia, através da valorização dos processos participativos, da transparência nas decisões e da responsabilização na prestação de contas”, afirma o autarca.
Depois de submetidas, as propostas serão alvo de análise técnica até 29 de abril. Quem quiser reclamar pode fazê-lo até 17 de maio e a resposta será dada até 17 de junho. A votação dos projetos escolhidos será realizada de 18 de junho a 18 de julho. O anúncio dos projetos vencedores será feito, no máximo, a 13 de agosto.
As propostas apresentadas devem inserir-se nas áreas de competência do Município de Mangualde, como cultura, educação e juventude, desporto, espaços públicos e verdes, energia, higiene urbana, turismo, comércio e promoção económica, e inovação e empreendedorismo.