No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…
Reza a lenda que foi um árabe, há mais de mil anos,…
Seguimos caminho por Guimarães, berço de Portugal e guardiã de memórias antigas….
O município de Mangualde promove, no sábado à tarde (17 de setembro), uma visita guiada à Ermida de Nossa Senhora de Cervães, em Santiago de Cassurrães, uma iniciativa que permitirá revisitar a obra escrita de Alexandre Alves sobre o património do concelho.
Segundo a autarquia, a visita à ermida será conduzida por António Tavares, especialista em património e historiador do município, partindo dos textos de Alexandre Alves. Haverá ainda um momento musical protagonizado pelo grupo coral de São José da Paróquia da Cunha Baixa.
A visita enquadra-se na programação das comemorações do centenário do nascimento de Alexandre Alves, do 25º aniversário da Biblioteca Municipal e do 80º aniversário da Revista Beira Alta, que têm sido desenvolvidas pelo município durante este ano, em parceria com a Comunidade Intermunicipal Viseu Dão Lafões, a direção da Revista Beira Alta e o Departamento dos Bens Culturais da Diocese de Viseu.
“Pretende-se com esta programação revisitar a obra escrita de Alexandre Alves sobre o património de Mangualde, e, também, projetar a sua imagem ao nível da região Dão Lafões sobre a qual desenvolveu investigação”, justifica a autarquia.