Miauuu! Chamaram por mim? Sou a Bella, a gatinha mais fofinha, saltitante…
A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…
O Natal é um momento de união, onde o amor se torna…
por
Joaquim Alexandre Rodrigues
por
Jorge Marques
Mangualde vai receber um novo centro de apoio à integração de migrantes. A autarquia local vai assinar, na próxima terça-feira (14 de junho), um protocolo de cooperação com o Alto Comissariado para as Migrações, que visa acolher e apoiar estrangeiros que se deslocam para o concelho.
O presidente do município, Marco Almeida, diz que o CLAIM será importante “para solidificar as condições de acolhimento, apoio e informação aos cidadãos migrantes”. “Mangualde é um concelho comprometido e empenhado em promover a inclusão social de toda a sua população, contando com um número significativo de residentes estrangeiros”, defende.
Com a assinatura do protocolo, o autarca refere que o ato pretende demonstrar que as autarquias “assumam um papel cada vez mais relevante na implementação de políticas públicas, possibilitando uma maior adequação das respostas através de serviços descentralizados centrados no atendimento de proximidade para podermos dar resposta mais eficaz às populações e, em especial, à população mais vulnerável”.
O autarca acredita que o concelho “vai ficar bem servido e ter um serviço que vai poder dar uma resposta mais eficaz a um público-alvo específico”.
“Estou certo que será de extrema importância para o desenvolvimento do nosso território, uma vez que os migrantes são cada vez mais importantes para combater o despovoamento e precisamos de pessoas, acolhê-las bem e criar-lhes condições para poderem ficar, viver, trabalhar e constituir família”, conclui Marco Almeida.
A cerimónia protocolar, que terá lugar no salão nobre dos paços do concelho, contará com a presença da ministra adjunta e dos Assuntos Parlamentares, Ana Catarina Mendes, da secretária de Estado da Igualdade e Migrações, Isabel Almeida Rodrigues, e da alta comissária para as Migrações, Sónia Pereira.
Os CLAIM são espaços de acolhimento que têm como missão apoiar todo o processo de acolhimento e integração de pessoas migrantes, articulando com as diversas estruturas locais, e promovendo a interculturalidade a nível local, prestando informação sobre regularização, nacionalidade, reagrupamento familiar, habitação, retorno voluntário, trabalho, saúde, educação, entre outras questões.