´the gift
Hospital de Viseu (1 of 1)
bombeiros_queimadas_associacao_21_of_24
herdade santiago
quartos apartamentos imobiliário viseu foto jc
arrendar casa

No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…

21.08.25

Reza a lenda que foi um árabe, há mais de mil anos,…

14.08.25

Seguimos caminho por Guimarães, berço de Portugal e guardiã de memórias antigas….

07.08.25
tribunal_justica_2
Bruno Rocha 2025 Cinfães
jose laires
foto
miss teen
praia da carriça
Home » Notícias » Diário » Manifesto pede realização de Congresso eletivo do PAN dentro de cinco meses

Manifesto pede realização de Congresso eletivo do PAN dentro de cinco meses

pub
 Manifesto pede realização de Congresso eletivo do PAN dentro de cinco meses - Jornal do Centro
14.02.22
fotografia: Jornal do Centro
partilhar
 Manifesto pede realização de Congresso eletivo do PAN dentro de cinco meses - Jornal do Centro
14.02.22
Fotografia: Jornal do Centro
pub
 Manifesto pede realização de Congresso eletivo do PAN dentro de cinco meses - Jornal do Centro

Um manifesto divulgado esta segunda-feira (14 de fevereiro) pede a convocação de um Congresso eletivo do PAN num prazo máximo de cinco meses, na sequência dos resultados das legislativas em que o partido passou de quatro deputados para apenas um.

O texto foi divulgado com apenas nove signatários, sendo os três primeiros Carolina Pina de Almeida, cabeça de lista do partido por Viseu nas últimas legislativas, Rui Prudêncio, candidato à Câmara de Mafra em 2017, e Soraya Ossman, candidata autárquica por Loures em 2021.

Carolina Almeida saiu da Comissão Política Nacional do PAN, após os resultados das eleições de 30 de janeiro, embora se mantenha à frente da estrutura local de Viseu.

“Perante os resultados eleitorais de 30 de janeiro, torna-se necessária uma legitimação do rumo político e da direção do PAN através da participação ativa e consequente do maior número de filiados possível”, defende o manifesto, salientando que os filiados do partido “não querem ser só ouvidos, querem ter o poder de fazer valer a sua vontade”.

O texto pede ainda a adequação dos estatutos aprovados no último Congresso, em junho de 2021, “à Constituição da República Portuguesa e à Lei”, depois de estes terem sido ‘chumbados’ pelo Tribunal Constitucional.

“Por fim, entendemos que o Congresso deve ser uma oportunidade para o PAN ir mais além na construção da sua democracia interna. O Congresso pode e deve discutir a viabilidade de a Comissão Política Nacional poder ser eleita de forma universal e direta por todos os filiados e de o próprio Congresso ser constituído por todos os filiados que se inscrevam para participação, tornando-o assim absolutamente representativo das bases”, refere o manifesto.

Os autores do manifesto referem que o texto está, a partir de hoje, “disponível para leitura e subscrição dos filiados”, tendo como objetivo recolher as assinaturas necessárias para ser entregue à Comissão Política Nacional do PAN, de forma a garantir a efetiva realização do Congresso.

De acordo com os estatutos do PAN, o Congresso Nacional “realiza-se com uma periodicidade de dois anos, podendo ser convocado extraordinariamente por iniciativa da Comissão Política Nacional ou de vinte por cento das filiadas e filados”.

Na semana passada, em entrevista à SIC-Notícias, a porta-voz do PAN, Inês Sousa Real, afirmou que o partido vai realizar um congresso, mas defendeu que caberá às bases, que começaram a ser auscultadas no fim de semana, decidir se será para eleger uma nova liderança ou apenas estatutário.

Em janeiro, o Tribunal Constitucional rejeitou as alterações aos estatutos do partido aprovadas pelo último congresso, em junho, mas a porta-voz garantiu que o PAN “está a atuar dentro da mais normal legalidade” e que “estão em vigor os estatutos antigos”.

André Silva, anterior porta-voz do PAN, já defendeu que a atual líder deveria demitir-se após o resultado que o partido alcançou nas eleições legislativas, e convocar um congresso eletivo.

Nas legislativas de 30 de janeiro, o PAN obteve 1,64% dos votos e passou de quatro deputados para apenas um eleito, precisamente Inês Sousa Real.

pub
 Manifesto pede realização de Congresso eletivo do PAN dentro de cinco meses - Jornal do Centro

Outras notícias

pub
 Manifesto pede realização de Congresso eletivo do PAN dentro de cinco meses - Jornal do Centro

Notícias relacionadas

Procurar