mobi
centro_de_vacinacao_viseu_bombeiros_18_of_35_3
Worker applies a green circular car sticker to the windshield of a white van in an industrial workshop.
arrendar casa
Casas Bairro Municipal Viseu 5
janela casa edifício fundo ambiental

No coração verde do concelho de Viseu, Côta é uma aldeia onde…

16.02.26

Nasceu, em Cinfães, a Quinta da Maria, um projeto turístico com alma…

12.12.25

No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…

21.08.25
jose-damiao-tarouca-232
ps campanha
camapnha10
vinho_queijo_pao
vinhos adega vila nova tazem
A sunny riverside beach with people sunbathing under straw umbrellas on a sandy shore, next to a calm green river framed by forested hills.
Home » Notícias » Diário » Mariana Mortágua foi ao mercado de Viseu e ouviu queixas dos vendedores

Mariana Mortágua foi ao mercado de Viseu e ouviu queixas dos vendedores

Aerial view of a sandy beach with large stone letters forming a message, promoting recycling; below, the slogan 'Começa por reciclar as desculpas' and a call to action with a URL.
pub
 Nervosismo trama homem apanhado com equipamento contrafeito
02.09.23
fotografia: Jornal do Centro
partilhar
 Nervosismo trama homem apanhado com equipamento contrafeito
02.09.23
Fotografia: Jornal do Centro
Poster publicitário em português com a frase central 'Vai tudo para o mesmo lixo' e o slogan 'Começa por reciclar as desculpas'. campanha ambiental sobre reciclagem e responsabilidade.
pub
 Mariana Mortágua foi ao mercado de Viseu e ouviu queixas dos vendedores

A coordenadora do Bloco de Esquerda (BE) esteve está manhã de sábado no Mercado dos Produtores de Viseu, ouviu as queixas dos vendedores e exigiu melhores condições. no Mercado dos Produtores de Viseu. Problemas como a deterioração de produtos devido ao calor, além de desigualdade no acesso a serviços, foram algumas das queixas ouvidas por Mariana Mortágua.

“Quando nós falamos sobre o interior e a importância do interior, a importância de apoiar o comércio local, a produção local, isso significa dar condições a quem produz para poder vender os seus produtos e não é isso que nós vimos neste mercado”, disse.

Mariana Mortágua falava aos jornalistas no final de uma visita ao Mercado dos Produtores de Viseu, cidade onde o partido realiza a ‘rentrée’, entre 08 e 10 de setembro, e onde hoje a coordenadora fez uma visita de “antecipação”.

A bloquista falou com vendedores e produtores que ali vendem os seus produtos e ouviu “queixas e desabafos” de quem está num “espaço sem condições, onde no inverno chove e faz frio e no verão os produtos estragam-se, porque está muito calor”.

Onde, continuou, “não há escoamento de água adequado às atividades, onde não há sequer igualdade entre as condições para as diferentes pessoas” que ali trabalham, algumas das quais pagam a eletricidade e outras não.

Neste sentido, defendeu que as pessoas “mereciam muito mais que este mercado temporário” para seis anos, aberto em 03 de setembro de 2022, “e que não dá condições a quem quer trabalhar e fazer a sua vida que já é tão difícil”.

“Uma conta de 300 euros de luz para alguém que faz a sua vida a vender produtos no mercado é uma conta muito pesada que pode por em causa a viabilidade de um pequeno negócio”, apontou.

Estas “pequenas questões, que são muito grandes” devem “merecer atenção” por parte de quem quer “proteger o comércio, os produtores locais” para retirar as pessoas dos centros comerciais que “acabam por destruir este pequeno comércio, que é o sustento de vida de tanta gente”.

Na visita, Mariana Mortágua viu velas de cera deformadas com o calor devido à falta de ar condicionado, e ouviu queixas de uma vendedora por estar “a pagar para não ter condições, porque ninguém compra velas tortas”.

Em frente, uma peixeira disse à bloquista que deveria lá ter estado na semana de “muito calor”, quando “o peixe não podia estar na banca e tinha de ser arrumado logo cedo” na cabine frigorífica para não se estragar.

“E antes o fornecedor ainda oferecia o gelo, mas agora não, agora cobra-o e não é barato”, queixou-se.

A visita da coordenadora resultou de uma ação de divulgação do Fórum Socialismo que, este ano, se realiza de 8 a 10 de setembro em Viseu. São cerca de 50 sessões e muitas centenas de convidados.

São inúmeros os temas que o Bloco de Esquerda traz a debate, desde a resposta à crise climática, à Guerra da Ucrânia, passando pelas lutas do movimento LGBTI+. Poderás ainda participar em sessões sobre inteligência artificial e teletrabalho. As mobilizações pela escola pública e pelo SNS, assim como a luta pela habitação também estarão em discussão. Mas o programa ainda inclui várias outras temáticas, como o futebol feminino, a regionalização e a saúde mental, entre muitas outras, anunciou o partido.

pub
 Nervosismo trama homem apanhado com equipamento contrafeito

Outras notícias

pub
  • Janelas 4Life. Qualidade, inovação e sustentabilidade
  • Habifactus - Viseu cresce e nós crescemos consigo. A sua imobiliária de confiança há 23 anos.
  • ReMax Dinâmica, a agencia numero 1 no Distrito de Viseu
 Nervosismo trama homem apanhado com equipamento contrafeito

Notícias relacionadas

Procurar