No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…
Reza a lenda que foi um árabe, há mais de mil anos,…
Seguimos caminho por Guimarães, berço de Portugal e guardiã de memórias antigas….
Os moradores de uma casa em Moselos, no concelho de Viseu, receiam que a chuva prevista cair durante o dia cause ainda mais estragos na sua habitação depois de uma noite a retirar a água do rés-do-chão. O norte do concelho de Viseu foi o mais atingido pela chuva intensa durante esta noite, em consequência da passagem da depressão Aline que está a atingir este território.
A noite para este casal foi de “imenso trabalho” e foi necessário recorrer a sacos de areia para evitar a entrada da água que chegou a atingir uma altura considerável e a estragar móveis e outros equipamentos.
Para o casal, e em declarações à CNN, a inundação aconteceu depois que foram abertos caminhos para a construção da ciclovia do Vouga, recentemente inaugurada. Segundo os moradores, esta foi a primeira vez que a chuva intensa deixou “marcas”. Lamentam que apesar dos alertas ainda não tenham obtido resposta por parte das entidades responsáveis pela infraestrutura.
De acordo com a Proteção Civil Municipal, o pico da tempestade durante a noite foi entre as 22h00 de quarta-feira e as 02h00 desta quinta-feira, altura em que foram registadas várias inundações na via pública e garagens, além de quedas de árvore.
Até às 12h00, foram mais de 60 ocorrências registadas. No terreno, além dos bombeiros, estão as equipas dos serviços municipalizados e também responsáveis pela reposição de cabos elétricos que foram danificados pelas quedas de árvore.
A partir das 13h00 é esperado um novo pico da tempestade, estando todos os meios em alerta.
Devido à passagem da tempestade Aline, aanunciou esta manhã que foi reforçada a capacidade de intervenção dos bombeiros e agentes de proteção civil face ao mau tempo e alertou a população para que adote comportamentos adequados à situação meteorológica.