A Comunidade Intermunicipal do Oeste deu as boas vindas ao ‘Post Tour…
A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…
Sabia que é possível parecer mais jovem e elegante com os seus…
por
Jorge Marques
por
Helena Barbosa
por
Raquel Costa, presidente da JSD Concelhia de Tarouca
O médico anestesista do Hospital de Viseu, Vítor Almeida, será o novo presidente do INEM. A notícia foi avançada pela SIC Notícias e confirmada pelo Ministério da Saúde.
Vítor Almeida sucede na liderança do instituto de emergência médica a Luís Meira, que apresentou demissão do cargo na última segunda-feira (1 de julho) por falta de confiança.
Vítor Almeida foi nomeado para ficar durante 60 dias em regime de substituição na presidência do INEM, esclareceu a tutela. “Vítor Almeida é nomeado em substituição do anterior presidente, Luís Meira, que apresentou esta semana a sua demissão à Ministra da Saúde, promovendo-se de imediato à abertura de concurso” junto da Comissão de Recrutamento e Seleção para a Administração Pública (CReSAP), lê-se num comunicado do Ministério.
A tutela refere ainda que, “sem prejuízo desse concurso”, Vítor Almeida “já foi avaliado positivamente e pré-selecionado pela CReSAP para o mesmo cargo, em concursos anteriores”.
O antigo presidente Luís Meira saiu por divergências com a tutela devido à contratação dos helicópteros do INEM. O Ministério da Saúde disse que o instituto Governo critica INEM por falta de concurso público para helicópteros, evitando o prolongamento da adjudicação direta anteriormente feita.
O ministério dirigido por Ana Paula Martins considerou mesmo que não compreendia porque é que o INEM deixou terminar o prazo do ajuste direto sem ter lançado um concurso público internacional, um ato que tinha sido permitido por uma resolução do Conselho de Ministros do anterior Governo em outubro do ano passado.
O helicóptero do INEM estacionado em Viseu , devido precisamente à necessidade da realização do concurso.
Ex-presidente do Colégio da Competência em Emergência Médica da Ordem dos Médicos, Vítor Almeida foi, no ano passado, um dos escolhidos pela Comissão de Recrutamento e Seleção para a Administração Pública (CReSAP) para presidir o INEM, mas o Governo anterior optou por manter Luís Meira à frente da instituição.
Vítor Almeida foi ainda um dos fundadores da Sociedade Portuguesa de Medicina de Urgência e de Emergência e tem defendido a criação da especialidade de medicina de urgência. Foi um dos subscritores do projeto para criar a especialidade que esteve em discussão no Conselho Nacional da Ordem dos Médicos e que acabou chumbado.
Vítor Almeida, que nasceu em Lisboa em 1966, licenciou-se em Medicina na Faculdade de Hannover, na Alemanha. Em Portugal, fez o internato no Hospital Universitário de Coimbra, completou o internato complementar de Medicina Geral e Familiar no Centro de Saúde Norton de Matos, em Coimbra.
Especialista em anestesiologia, Vítor Almeida fez o seu o internato complementar no Hospital Universitário de Coimbra e no Hospital Hadassah, em Jerusalém. O seu percurso profissional como anestesiologista e médico de emergência médica passou pelo Hospital Universitário de Coimbra e Hospital de Faro.
No INEM, ingressou como médico de helicóptero, passando depois a coordenador do serviço noturno.